Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/09/2012

VI Semana de Expressão Cultural termina hoje

Termina hoje (13) a VI Semana de Expressão Cultural promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Penápolis. O evento começou na última terça-feira, no Teatro Lúmine, com apresentações culturais de crianças que integram a rede municipal de ensino. Portanto para quem não prestigiou, hoje é o último dia para conferir uma mostra do trabalho desenvolvido nas unidades. As apresentações começam às 19h30, com entrada franca.
Na abertura oficial, na última terça, o secretário municipal de Educação, professor Cledivaldo Donzelli, destacou os investimentos realizados na área nos últimos oito anos. Foram cerca de R$ 150 milhões investidos na Educação municipal, englobando   reformas, construções,  materiais pedagógicos, livros, cursos de formação docente, equipamentos de informática, móveis escolares, merenda self-service, implantação de oito escolas de tempo integral, entre outras ações.
Ele comentou ainda que esse projeto da Semana de Expressão Cultural parte do princípio de que a escola é o primeiro espaço formal onde se dá o desenvolvimento de cidadãos. “Sendo assim, a Secretaria de Educação coloca à disposição das crianças um projeto de contato sistematizado com o universo artístico e suas linguagens”.
O prefeito municipal, João Luís dos Santos, também se pronunciou, parabenizando a toda equipe da Secretaria de Educação, e ressaltando que as crianças que participam de teatro, artes visuais, dança, música e literatura no espaço educativo, estando portanto em contato com o universo artístico, com certeza terão melhor desenvolvimento.

Apresentações
No primeiro dia o público acompanhou primeiramente a apresentação do Coral Livre Municipal, sob a regência do Maestro Claudinei Barrinha, com o Tema “Preservação do Meio Ambiente”. Em seguida apresentaram-se os alunos do CEIM Dirceu Bertoli, da Vila Aparecida.  O número preparado para a ocasião foi “As Quatro Estações de Vivaldi”. A partir das aprendizagens adquiridas no curso de musicalização oferecido pela Secretaria Municipal de Educação em 2011 as educadoras Leila, Marlene e Carla apresentaram para as crianças diferentes gêneros musicais, dentre eles as obras de Vivaldi. Deste trabalho é que resultou a apresentação.
Depois aconteceu a apresentação da EMEI Orentino Martins, com a música “Boneca de Lata”. Uma das ações do Projeto Pedagógico daquela unidade escolar é a sustentabilidade, dando oportunidades aos alunos para modificar atitudes e práticas pessoais através da utilização do conhecimento sobre o lixo, meio ambiente e cidadania, adotando posturas na escola e em casa que os levem a interações construtivas focadas na preservação. Baseado nesse projeto, a professora do maternal II, realizou várias atividades focando esse objetivo, e juntamente com as crianças confeccionou a boneca de lata.
Na sequência foi a vez da EMEI e do CEIM da Vila Planalto, com “Cantigas de Roda”. A justificativa do tema se faz pelo fato de que, de mãos dadas e brincando de roda, a criança aprende a conviver harmoniosamente com os outros, vivencia novos comportamentos e amplia sua percepção do mundo, além do fato de que as mãos dadas simbolizam um pacto de união e cumplicidade.
Logo após ocorreu o número do CEU “Prof. Darcy Aparecida Buranello Marin”, do bairro Sílvia Covas. O tema da apresentação foi “O sonho de Clarinha – Etnia Brasileira”. Como resultado de um trabalho interdisciplinar, o musical retrata o processo de manifestação cultural, entrelaçando vários campos de conhecimento, de maneira lúdica, sobre a formação da etnia brasileira e como nós somos reconhecidos e representados em outros países ou nações.
Por fim, quem encerrou as apresentações da noite foram alunos da EMEF Dr. Mário Sabino, com “Músicas Populares”. A referida apresentação surgiu de momentos vividos no cotidiano do Projeto Livrônibus, a biblioteca itinerante da Secretaria Municipal de Educação, mais especificamente na estação de leitura do bairro Jardim Tóquio.
Ao final de cada apresentação da noite foi efetuada a entrega de um troféu de participação aos responsáveis pela atração mostrada à comunidade.

 

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade