Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/09/2015

Vereador propõe criação de associação de pessoas portadoras de diabetes

Imprensa/Câmara
Detalhes Notícia
Vereador Jonas do Povo e coordenadora da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), de Birigui, Cláudia Terenci

Uma organização específica para o amparo de pessoas portadoras de diabetes em Penápolis. A criação desse atendimento na cidade está sendo proposta pelo vereador Jonas Chamareli, o Jonas do Povo (PROS). A solicitação  já foi formalizada à administração municipal. Jonas do Povo embasa a defesa do serviço através da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), de Birigui. Em pesquisa in loco, ele constatou significativo trabalho de conscientização e apoio às pessoas com diabetes. A associação desenvolve  ações  voltadas  a quem descobre ter a doença muito cedo. A troca de experiências e as orientações têm levado crianças, adolescentes e os pais a enfrentar o problema de forma tranquila.
A Associação de Diabetes Juvenil de Birigui tem frequentadores tem o tipo 1 da doença e precisam receber insulina todos os dias. No local as crianças aprendem a conviver com o diabetes sem medo e em rodas de conversa acabam trocando experiências.  O serviço também atende adultos.
A Associação de Diabetes Juvenil de Birigui foi criada há 23 anos por uma mãe cujo filho tinha diabetes e  dois endocrinologistas. O objetivo é atender de uma forma completa o paciente e também familiares. A associação atende cerca de 500 pessoas por mês e é referência em educação em diabetes no Estado. O associado paga uma taxa mensal de R$ 12,00 e tem descontos em médicos conveniados, laboratórios e na compra de insulina e insumos.
Dentro da atuação na defesa dos portadores de diabetes, Jonas do Povo também requereu à prefeitura informações do número de casos da doença no município. 

Lei
Jonas do Povo ainda deverá apresentar projeto de lei com obrigatoriedade  de aplicação  de teste de glicemia no Pronto Socorro e postos de saúde , em crianças de 0 a6 anos e 11 meses 29 dias de idade. “Quanto antes ocorrer o diagnóstico, melhor para os cuidados com diabetes”, considera o vereador. 
O diabetes mellitus é uma disfunção causada pela deficiência total ou parcial de produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. Como consequência a glicose não é aproveitada adequadamente pelas células provocando sua elevação no sangue, ultrapassando as taxas normais (70 a 110 mg/dl). Quando não diagnosticado ou se diagnosticado e não tratado adequadamente, passa a ser um grave problema de saúde pública devido as suas complicações.
                                                                                       
Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade