Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/02/2017

Vereador pede apoio da Promotoria de Justiça para pacientes que precisam de hemodiálise

Imagem/Imprensa Câmara
Detalhes Notícia
Ao centro, vereador “Carlão da Educação”, ao lado de Carlos Lippe e Kátia Sirlene, dois dos 11 pacientes que lutam para continuar com hemodiálise em Promissão

O vereador Carlos Alberto Soares da Silva, o “Carlão da Educação” (PPS), formalizou pedido de apoio à Promotoria de Justiça da Saúde  para que 11 pacientes de Penápolis com necessidade de hemodiálise continuem a realizar o tratamento no Hospital Geral de Promissão. A medida ocorre diante de informação que o atendimento será interrompido nos casos de encaminhamentos da cidade.  
O anúncio tem causado grande preocupação aos pacientes . A hemodiálise é feita por eles 3 vezes pro semana, em duas turmas, sendo uma às segundas, quartas e sextas-feiras e a outra às terças, quintas e sábados. “Carlão da Educação” relata que vários desses penapolenses possuem situação física bastante debilitada, parte acamada, sem desejo de transferência para Araçatuba,  que também  não estava com capacidade de ampliação do atendimento. “Mesmo se Araçatuba conseguir a disponibilização  das vagas, a preferência é por Promissão, que  fica mais próximo de Penápolis, diminuindo o desgaste nas viagens. 
Além disso, os pacientes estão acostumados  com o atendimento no Hospital Geral   de Promissão e não desejam reiniciar o tratamento em local desconhecido”,  afirma “Carlão da Educação” em ofício encaminhado à Promotoria de Justiça da Saúde. O documento foi subscrito pelos vereadores Adalgiso do Nascimento, o Ziza (PMDB), Francisco José Mendes, o Tiquinho (PSDB), Ivan Sammarco (PPS), Nardão Sacomani (DEM), Roberto  Delfino (PMDB) e Mauro Olympio (SD). A defesa contra o fim do atendimento  aponta  desrespeito ao artigo 3º, parágrafo único, da Portaria 1820/2009 do Ministério da Sáude: É direito da pessoa ter atendimento adequado, com qualidade, no tempo certo e com garantia de continuidade do tratamento.
Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina.  As sessões de hemodiálise são realizadas geralmente em clínicas especializadas ou hospitais.

Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade