Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/05/2015

Vereador de Araçatuba questiona possível “fim” do helicóptero Águia

Arquivo/DIÁRIO
Detalhes Notícia
A aeronave Águia, da Polícia Militar, é usada, sempre que necessário, em ações de apoio ao policiamento terrestre

DA REPORTAGEM

Pelos próximos 15 dias a Polícia Militar da região Araçatuba, inclusive Penápolis, deverá ficar sem os serviços do helicóptero Águia. Isso porque a aeronave teria sido enviada para a cidade de São Paulo para inspeção de segurança junto a Agência Nacional de Aviação (ANAC). O Águia é considerado uma aeronave de fundamental importância de apoio para operações realizadas pela PM em toda a região, inclusive com ação direta na prisão de bandidos em fuga. Somente em Penápolis o helicóptero é usado constantemente em apoio ao policiamento terrestre e também vinha sendo muito importante para o combate à violência no estado Tenente Carriço em dia de grandes jogos pelo Campeonato Paulista. Esta paralisação por tempo determinado levantou questionamentos na Câmara Municipal de Araçatuba depois que o vereador Claudino Aparecido Coelho (PTdo B), o Cabo Claudino, afirmou que a ação, na verdade, se trata de um meio para desativar o grupamento do helicóptero Águia na região. Ele afirmou que recebeu informações sobre o processo e que por isso resolveu questionar a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública sobre a ação. O vereador tornou público ainda que, através da documentação, questionou sobre supostos remanejamentos de policiais lotados no grupamento para outras cidades, e de eventuais reduções no efetivo.

Polícia Militar
A Polícia Militar esclareceu em nota oficial que a aeronave que atua na região de Araçatuba apenas passa por manutenção obrigatória segundo normas da ANAC, não havendo nenhum tipo de estudo em relação à desativação do grupamento. Sobre o remanejamento do efetivo para outras cidades, A Polícia Militar confirmou que está atuando fora de Araçatuba, mas que também se trata de ação por tempo determinado, pois como a aeronave não está na cidade eles precisam prestar serviços para outras unidades no período de ausência do Águia. “O que ocorre é o emprego dos pilotos em outras missões no período em que a aeronave destinada à Base de Araçatuba estiver indisponível em razão do procedimento de inspeção de manutenção”, explica a nota. Desta forma, os tripulantes permanecem realizando Estágio de Atualização Profissional, rotina anual obrigatória junto às outras Bases do Grupamento Aéreo, onde podem ser também empregados em missões específicas. No período em que a aeronave estiver em manutenção, à região de Araçatuba não deverá ser prejudicada sobre a ação do Águia, isso porque, segundo a PM, a demanda será suprida com a vinda de aeronaves de bases do grupamento aéreo, mais próximos como Bauru, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, tanto para o patrulhamento preventivo quanto para eventuais acionamentos, “o que já ocorre normalmente em situações similares em nossa região e outras do Estado, não sendo esta a primeira oportunidade em que é realizado este tipo de revezamento entre as aeronaves da Polícia Militar”, finalizou a nota.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade