Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/01/2012

Vencimento do IPVA 2012 começa hoje

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O pagamento do IPVA começa a vencer hoje conforme o final da placa do veículo

DA REPORTAGEM

Os donos de veículos que desejam realizar o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) à vista para obterem o desconto de 3%, precisam estar atentos, pois estes começam a vencer a partir de hoje e vão até o dia 24 deste mês. Estas datas valem, de acordo com o número final da placa, para os pagamentos à vista e para os que desejam pagar a primeira parcela do imposto. Hoje termina o prazo para o pagamento de placas com final 1, amanhã para as de final 2, na sexta-feira, 13, para as de final 3, e assim sucessivamente. Vale lembrar que os dias 14 e 15, e 21 e 22 não devem ser contatos como prazo de vencimento por não serem dias úteis. Em fevereiro o contribuinte não poderá quitar o imposto com o desconto de 3%. Também nesse período vence o prazo da segunda parcela - o prazo vai de 13 a 29, de acordo com a placa. Entre os dias 13 e 26 de março poderá ser paga a terceira e última parcela.

O seguro obrigatório deve ser recolhido junto com a primeira parcela do imposto ou com a cota única. Por conta dos pagamentos do IPVA, os contribuintes têm lotado as lotéricas da cidade. Segundo proprietários dos estabelecimentos, o movimento cresceu entre 15 e 20% além do que era esperado por serem os primeiros dias do mês. A recomendação é para que as pessoas não deixem para efetuar o pagamento na última hora, evitando as grandes filas e as complicações na boca do caixa. A secretária Regina Célia Valerim diz que prefere o pagamento a vista. “Acho mais vantajoso por conta do desconto. Eu já vinha juntando o dinheiro durante os últimos meses, agora posso pagar a vista”, comentou. Para o vendedor Célio Domingues Arantes, o pagamento terá que ser feito em parcelas. “Para mim não tem jeito, o dinheiro está curto, por isso preciso dividir para pagar outras contas”, disse. No IPVA 2012 houve queda de valor venal em todas as categorias, automóveis, motos e caminhões, mas alguns modelos apresentaram alta. Segundo pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), os veículos que apresentaram maior preço de venda comparado ao ano anterior foi a motocicleta – 5,56% em média – enquanto os automóveis apresentaram queda de 3,34% e os utilitários 3% de redução.

 

Avisos

Os contribuintes que não receberem o comunicado com o valor do imposto devem acessar o site da Fazenda para obter informações sobre o IPVA 2012. O proprietário deve comunicar mudança de endereço ao órgão de trânsito, obrigação a ser cumprida no prazo de 30 dias, mesmo que mude dentro do município. Caso não receba o aviso de vencimento, o IPVA é devido e deve ser pago no vencimento conforme o calendário definido para 2012. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade