Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/07/2011

VEÍCULOS POR HABITANTES: Penápolis acompanha São Paulo em índice

Rafael Machi
Detalhes Notícia
No ano passado, a cidade chegou a mais de 34 mil veículos

DA REPORTAGEM

 

Apesar de muitas pessoas não lembrarem ou mesmo não terem conhecimento, amanhã, 25, se comemora o dia nacional do motorista. A data foi escolhida porque também é Dia de São Cristóvão, o padroeiro deste profissional do volante. Cristóvão significa "aquele que carrega Cristo". Quando se converteu, resolveu viver na margem de um rio. Lá, carregava pessoas de uma margem a outra. Certa vez foi carregar um menino e, como a criança ficava cada vez mais pesada, disse que parecia que carregava o mundo nas costas. O menino, então revelou-se como Jesus Cristo, a quem Santo servia. Como o trabalho de Cristóvão era transportar os viajantes através dos rios, tornou-se padroeiro dos viajantes e dos condutores de veículos, tanto profissionais quanto amadores. Hoje, ser motorista é uma necessidade. Devido as longas distâncias que as pessoas necessitam percorrer, ter um veículo para sua locomoção é cada vez mais comum. Segundo levantamento da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), Penápolis possui proporcionalmente quase o mesmo número de veículos por habitante do que a Capital Paulista. Segundo o órgão, a cidade alcançou, em 2010, 34.255 veículos, ou seja, um veículo para cara 1,71 habitante. Já São Paulo o total é 6.390.092, sendo o índice de 1,76 para cada morador. O resultado é atribuído ao aquecimento do setor automotivo nos anos de 2009 e 2010, estimulado pelos incentivos fiscais e a facilidade de crédito ao consumidor. Na cidade, as vendas de veículos zero quilômetro já representam um crescimento de até 27%, o que significa um aumento no número de motoristas. O levantamento tem como base a frota de veículos do Sistema Nacional de Estatística de Trânsito, do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que considera como frota total os veículos leves, ônibus, caminhões, tratores e outros motorizados ou não. Entretanto, o número de habitantes por veículo é menor a cada ano. Em 2002, quando a pesquisa passou a ser divulgada, o índice de Penápolis era de 2,77, em 2003 teve uma queda para 2,62; 2004 (2,48); 2005 (2,35); 2006 (2,22); 2007 (2,07); 2008 (1,93) e 2009 (1,81). Em média, o Ciretran de Penápolis realiza de 600 a 700 transferências e de 1,6 mil a 1,7 mil licenciamentos.

 

Acidentes

Com o crescimento da frota de veículos, aliado ao desrespeito às leis de trânsito também aumenta o risco de acidentes. No ano de 2010, a cidade registrou uma média de 1,5 acidentes por dia. Número ainda menor do que 2009, quando a média ficou em torno de 1,7 por dia. Já em 2008, foi de 2,2, totalizando 801 acidentes. Mesmo com a diminuição ao longo dos anos, os dados ainda são preocupantes. De acordo com o site da Secretaria de Segurança pública de São Paulo, de janeiro a maio, foram registradas 192 lesões corporais ocasionadas por acidentes de trânsito, sendo um homicídio culposo. Recentemente, Penápolis ganhou novamente a atenção da mídia nacional após o acidente que matou dez pessoas que seguiam em uma van na rodovia Assis Chateaubriand, no dia 16 deste mês. Na 2ª Companhia da Polícia Militar de Penápolis, os números refletem o resultado dos trabalhos realizados para diminuir as estatísticas. Entretanto, a quantidade não é considerada satisfatória, já que a intenção do comando é reduzir ao máximo o número de acidentes.

 

Educação

Um dos trabalhos realizados no município pela PM para reduzir a quantidade de acidentes é a "Semana Nacional do Trânsito Seguro". Durante a última edição do evento, realizado no ano passado, participaram centenas de crianças de escolas das redes estaduais e municipais. A atividade objetiva mobilizar um grande número de pessoas e entidades buscando a harmonia entre veículos e pedestres, maior humanização e o cumprimento efetivo de normas e leis para que haja uma diminuição significativa no número de acidentes na cidade. Muitos estudos mostram que a conscientização é o único meio eficaz para o cumprimento de leis e conseqüentemente diminuir o número de acidentes. As crianças podem participar de blitz educativas, além de palestras sobre a conscientização.

O objetivo é garantir a educação dos futuros motoristas. Veículos e fotos de acidentes também são expostos para mostrar os riscos e conseqüências dos desrespeitos as leis. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade