Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/07/2015

Veículos abandonados em vias são alvo de reclamações

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Até mesmo um caminhão sucateado pode ser encontrado sobre a via defronte a uma residência próxima da rua do Pereirinha

DA REPORTAGEM

Diversas pessoas têm reclamado nos últimos dias da grande quantidade de carros sucateados e abandonados que estão ficando em vias públicas na cidade. Segundo elas, muitos destes veículos são deixados na rua, próximo de sarjetas, o que, muitas vezes, acaba atrapalhando a circulação de veículos, principalmente quando a via onde está parado, é estreita. Além disso, eles têm se mostrado preocupados com o acúmulo de água que estes veículos podem ter, pois ficam em locais abertos, o que pode contribuir na proliferação do mosquito da dengue, pela qual Penápolis passou por epidemia nos últimos meses. 
A reportagem do DIÁRIO DE PENÁPOLIS percorreu alguns dos citados locais e constatou que de fato existem veículos sucateados que estão abandonados na via pública. Além dos problemas que os veículos podem causar, como os já citados, seus proprietários estão descumprindo a Lei Municipal número 1585/2009 que proíbe a permanência de veículos sucateados e abandonados em vias públicas. De acordo com o que foi apurado, alguns locais apresentam maio número de veículos abandonados. 
De acordo com a Lei Municipal, é considerado abandonado qualquer tipo de veículo que esteja estacionado em via pública a mais de cinco dias sem qualquer movimentação. Um dos pontos onde é possível visualizar a situação narrada pelos munícipes é na rua do Pereirinha, onde existe uma oficina mecânica. No local existem veículos sucateados que estão estacionados defronte ao estabelecimento. Lá, alguns moradores reclamam do espaço para a circulação de veículos, que tem se tornado mais perigosa por causa do grande número de veículos que passam pelo local diariamente. 
Outro ponto crítico é na avenida Sargento Moura, na Cidade Jardim, próximo ao pontilhão de acesso ao bairro também existem carros sucateados estacionados na via. O local também é de grande movimento, mas tem o trânsito prejudicado pelos veículos ali estacionados, sendo que por muitas vezes motoristas precisam esperar o veículo que transita no sentido contrário passar para não haver a colisão lateral. Não são somente oficinas que acabam gerando o transtorno, na cidade existem muitas residências onde tem veículos abandonados e sucateados, que mesmo não atrapalhando o trânsito de veículos acabam sedo possíveis criadouros de dengue e até mesmo desrespeitando Lei Municipal criada em 2009.

Fiscalização
Este tipo de fiscalização na cidade é de responsabilidade do Setor de Fiscalização de Obras e Posturas do município. De acordo com o encarregado Laécio Aparecido da Silva, a fiscalização tem sido feita na cidade e diversos proprietários destes veículos têm sido autuados. Ele explicou que quando é constatada a irregularidade é feito um levantamento para se chegar ao proprietário do veículo. 
“Quando o veículo possui placa é feito levantamento e assim o proprietário é identificado e autuado. Existem casos que quando não conseguimos identificar o proprietário anexamos um adesivo avisando sobre a notificação”, comentou. Mesmo com a notificação, se o proprietário não faz a retirada do veículo, é feita a autuação do mesmo. “Hoje temos um problema neste tipo de fiscalização que é em relação à retirada do veículo por parte da prefeitura, já que não temos onde colocar estes veículos”, revelou o encarregado. 
Não somente este problema tem sido enfrentado pela fiscalização, mas também a migração deste veículo. “Quando uma pessoa é notificada, ela retira o carro do local e nos avisa, assim fazemos a constatação de retirada do mesmo. O problema é que muitas vezes, alguns dias depois recebemos reclamação de um veículo abandonado em outro ponto da cidade e quando vamos verificar se trata do mesmo que dias antes, havia sido retirado de um ponto da cidade”, disse. Silva reconhece que existem muitos pontos na cidade com veículos abandonados e que a fiscalização continuará atuando para combater este tipo de irregularidade. “Vamos continuar fiscalizando estes pontos da cidade e também as reclamações que recebemos, combatendo estas irregularidades que podem gerar problemas, como acidentes e proliferação de doença”, finalizou. 
Em abril deste ano o vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho (PSDB) cobrou na Câmara Municipal mais rigor na fiscalização contra permanência de sucata de veículos em vias públicas da cidade. Um dos pontos reclamados pelo tucano é o prolongamento da Rua Giácomo Paro, próximo ao bairro Santa Terezinha, onde a reportagem constatou que alguns veículos permanecem sobre a via pública.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade