
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
16/10/2011
Vandalismo prejudica projeto cultural informativo

As ações de vandalismo estão prejudicando um trabalho da Secretaria Municipal de Cultura, através do Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Glaúcia Maria de Castilho Muçouçah Brandão” e que retrata com painéis de fotos, a cidade antiga. Segundo o secretário de Cultura, Beto Fernandes, constantemente os Painéis Históricos são alvos de vândalos que tentam retirá-los dos lugares, atiram pedras, entre outras ações que prejudicam a visibilidade das fotos e textos, que retratam a história da cidade para os visitantes e também para os penapolenses interessados na preservação da memória fotográfica da cidade. Beto Fernandes explicou que a recuperação dos painéis – o mais recente foi da antiga rodoviária - tem um custo elevado para os cofres municipais e acaba sendo custeado com o dinheiro do contribuinte, que paga seus impostos e quer ver esse dinheiro aplicado em outras áreas, como saúde, educação, obras e serviços, entre outros projetos que beneficiem a população como um todo. “Esperamos que a comunidade perceba que os painéis são importantes para preservação da nossa história e a ação desses vândalos, que deve ser denunciada, prejudica esse trabalho tão importante realizado pelo Município. Esses vândalos precisam entender que a conta vai para o contribuinte e esse dinheiro poderia ser aplicado em outros projetos”, lamentou Beto Fernandes.
Projeto
O secretário de Cultura informou que o projeto tem cerca de 12 painéis espalhados pela cidade, que mostram nos locais de sua instalação, a foto do prédio (antiga) em destaque. Um exemplo, segundo ele, pode ser o primeiro prédio da Câmara de Vereadores de Penápolis, na esquina da avenida Rui Barbosa com a Rua São Francisco. “Ainda hoje parte do prédio ocupado por uma loja de confecções guarda alguns detalhes da época de sua construção. Outros nem exitem mais e as fotos, para os mais antigos, acaba resgatando essas áreas no seu aspecto original”, explicou Beto Fernandes.
Tour histórico
Existe na Secretaria Municipal de Cultura um projeto para atender as escolas municipais, estaduais e particulares interessadas em levar alunos para visitar todos os painéis que retratam parte da história e memória da cidade. Após agendamento, um monitor acompanha os alunos e explica o momento de cada painel. “Esse tour é uma forma de mostrar para a comunidade escolar as mudanças arquitetônicas, o que foi preservado e valorizar a história da cidade”, disse o secretário, esperando que essa aproximação com a comunidade reflita nas crianças de hoje o desejo de preservação da nossa história.
Cora Coralina
Durante a realização do 2º Festival Literário de Penápolis, entre 17 e 22 de outubro, a Secretaria Municipal de Cultura vai homenagear a escritora Cora Coralina instalando um painel na rua Santa Clara, entre as avenidas Expedicionário Diogo Garcia Martins e Antônio Define, nas proximidades da casa que ela, quando passou por Penápolis, residiu. “Vamos aproveitar essa grande festa, na sua segunda edição, para homenagear uma das grandes escritoras do Brasil e que morou na cidade”, destacou Beto Fernandes, informando que o Festival também fará uma homenagem ao escritor Jonas Ribeiro. Secom – PMP
CIDADE E REGIÃO
Paróquias de Penápolis celebram o novo Papa dos católicos
CIDADE E REGIÃO
Unidades: pedido defende reabertura de ecopontos aos domingos
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.