Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/03/2021

Vacinação de professores e profissionais de educação em SP contra a Covid-19; confira como funcionará

Foto: Getty Images
Detalhes Notícia
O público-alvo representa cerca de 40% de todos os profissionais da educação básica em SP

DA REDAÇÃO

Além de anunciar a vacinação para policiais (em 5 de abril) e antecipação para idosos de 69 a 71 anos (em 26 de março), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta semana, o início da imunização para profissionais da educação a partir de 12 de abril.
A vacinação de professores e funcionários de escolas garante o retorno mais seguro à sala de aula, além de beneficiar alunos que mais dependem do ensino presencial. 
Segundo o Governo estadual, 350 mil profissionais da educação básica, com idade acima de 47 anos, serão imunizados na primeira etapa.

Entenda como irá funcionar a vacinação para a área da educação:

Quem será vacinado?
O Governo de São Paulo anunciou que irá iniciar a vacina contra covid-19 para profissionais da educação básica a partir de 12 de abril.

Como irá funcionar a primeira etapa?
Profissionais das redes de ensino estadual, municipal e privada, a partir de 47 anos, da educação infantil ao ensino médio.

Quantos profissionais devem ser imunizados nessa etapa inicial?
Essa primeira etapa abrange 350 mil professores, diretores de escolas, inspetores de alunos e outros profissionais que trabalham nas escolas das redes municipal, estadual e privada do Estado de São Paulo. Esse contingente corresponde a 40% dos profissionais apenas na rede estadual.

Qual orientação ao profissionais da rede privada de ensino?
Será exigido contracheque dos últimos 2 meses para fins de comprovação.

E no caso de profissionais terceirizados?
Aqueles que forem terceirizados, como merendeiras e faxineiros, por exemplo, terão que preencher um cadastro prévio que será validado pelo diretor da instituição.

Outras idades deverão ser contempladas?
O Governo de São Paulo irá avaliar a vacinação dos professores para incluir outras idades no Plano Estadual de Imunização aos poucos.

Qual a importância da vacinação de profissionais da área da saúde?
A vacinação dos profissionais da educação era uma demanda da categoria para a volta às aulas. O secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, defendeu a inclusão dos professores nos grupos prioritários de vacinação e o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, chegou a encaminhar ofício ao Ministério da Educação pedindo que os profissionais da educação fossem colocados na fase 1 do calendário nacional de vacinação contra a covid-19.
O Plano Nacional de Imunização (PNI) orienta que a vacinação de profissionais da educação deve ocorrer após a imunização de idosos.

Como está a vacinação de professores em outros países?
São Paulo é o primeiro Estado do Brasil a anunciar data para vacinar professores, iniciativa que foi adotada por alguns países, como o Chile e a Argentina. Segundo estudo do movimento Vozes pela Educação e Fundação Lemann sobre a volta presencial no exterior, outros três países também colocaram os professores como prioritários na vacina: Reino Unido, França e Uruguai.

(Com Estadão Conteúdo)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade