Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/04/2008

Vacinação: Movimento nos postos de saúde foi baixo no sábado

Em Penápolis, o movimento nos postos de saúde no último sábado, 26, dia do lançamento oficial da Campanha Nacional de Vacinação dos Idosos Contra a Gripe, foi bem abaixo das expectativas, conforme aponta o levantamento feito pelo Serviço da Vigilância Epidemiológica do município.
No sábado, 26, um total de 1.115 pessoas acima de 60 anos procuraram as unidades de saúde para se vacinarem contra a gripe. Isso representa apenas 16,5% da população idosa do município, sendo que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% das pessoas com mais de 60 anos.
A Secretaria de Saúde ainda contabilizou que neste mesmo dia também foram vacinadas 52 pessoas contra pneumonia e 62 pessoas receberam a vacina dupla-adulto (tétano e difteria). Para o enfermeiro responsável técnico pela Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, o baixo índice de vacinação no primeiro dia da campanha contra a gripe pode estar ligado ao fato de que ainda existe aquele temor dos idosos com relação a uma possível reação da vacina, o que não ocorre. “A vacina é muito importante porque além de não ter contra-indicação, contribuiu ao longo dos últimos anos para uma diminuição do número de internações por gripe e óbitos por pneumonia da população na terceira idade”, completou. Para quem ainda não foi tomar a vacina, basta ir à unidade de saúde mais próxima da sua casa das 07h às 17h e apresentar a carteirinha de vacinação. A campanha continua durante mais duas semanas e só termina na outras sexta-feira, 9 de maio. Secom – PMP

São Paulo vacina cerca de 570 mil

Mais de meio milhão de paulistas com 60 anos ou mais participaram do primeiro dia de Campanha de Vacinação contra a Gripe para o Idoso. Durante todo o sábado, 26 de abril, 569.021 pessoas receberam a dose da vacina nos postos de atendimento instalados por todo o Estado.
A imunização foi retomada ontem e prossegue até o próximo dia 9 de maio. A meta da Secretaria de Estado da Saúde é vacinar pelo menos 3 milhões de pessoas a partir de 60 anos, o que corresponde a 80% dos cerca de 3,7 milhões de idosos no Estado. Durante a campanha, a população terá à disposição 3.354 postos fixos e  2.830 unidades volantes funcionando das 8h às 17h. A distribuição e a aplicação das doses envolverão 28 mil profissionais, 2.700 carros e sete barcos em todo o Estado. A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados em cerca de 1.520 asilos e casas de repouso instalados em todo o Estado.
Em 2007, São Paulo teve 81,23% de adesão à campanha, superando a expectativa de 70%. Apenas 36 municípios não atingiram a meta de vacinação. Durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe a Secretaria oferecerá à população, além da vacina contra o vírus influenza, a vacina dupla adulto (contra tétano e difteria) e a que previne o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites.  Além disso, 459 municípios paulistas, incluindo a capital, realizarão exames preventivos contra o câncer de boca. A idéia é aproveitar a estrutura organizada para a Campanha de Vacinação Contra Gripe. Por intermédio da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), a Secretaria convidou todos os 645 municípios do Estado para participar da ação. Até 9 de maio, quando a campanha de vacinação será encerrada, postos de saúde das 459 cidades já credenciadas terão um especialista em saúde bucal para atender os idosos nos locais predefinidos pelas prefeituras. Além do atendimento médico, a população terá a disposição material informativo. Cerca de 250 mil folders de orientação à população serão afixados nos postos de saúde participantes. À Fosp ainda caberá acompanhar o encaminhamento dos pacientes que necessitarem atendimento especializado, já que se houver a detecção de câncer a pessoa será enviada a um serviço de referência. Nos últimos três anos a campanha de prevenção ao câncer bucal examinou cerca de 1 milhão de idosos e realizou 4.567 biopsias que confirmaram o diagnóstico de câncer em 179 idosos. (PH)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade