Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/05/2007

Vacinação dos Idosos: Movimento nos postos foi baixo no “Dia D”

Detalhes Notícia

Desde o dia 23 de abril, as Macros de Saúde I, II e III e os Postinhos da cidade estão em Campanha de Vacinação dos Idosos Contra a Gripe, sendo que o último sábado, 28, foi o Dia Nacional de Vacinação, o chamado “Dia D” contra a gripe. Em Penápolis o movimento nos postos neste dia foi muito pequeno, estando abaixo das expectativas segundo o Serviço de Vigilância Epidemiológica.

Apesar dos benefícios da vacina a chefe do setor, Rosalicia Maria Lundstedt, revelou que o número de pessoas maiores de 60 anos que procuraram os postos de saúde no Dia D não foi satisfatório. “Acredito que ainda existe aquele temor dos idosos com relação a uma possível reação da vacina, o que não ocorre. Além disso o clima estava frio, o que ajudou a desencorajar a ida aos postos”, opinou Rosalicia. Ela informou que foram já foram vacinadas 2.792 pessoas com mais de 60 anos, o que representa cerca de 39,5% da meta de 7.079 idosos. Neste resultado já estão incluídos os residentes em asilos e casas de repouso e hospitalizados, tendo em vista que a equipe da Vigilância visitou todas estas unidades na semana passada. Segundo a chefe do Serviço de Vigilância, a vacina é muito importante porque além de não ter contra-indicação, contribuiu ao longo dos últimos anos para uma diminuição do número de internações por gripe e óbitos por pneumonia da população na terceira idade. Para quem ainda não foi tomar a vacina, basta ir à unidade de saúde mais próxima da sua casa e apresentar a carterinha de vacinação, das 07h00 às 17h00. A campanha termina na próxima quarta-feira, dia 04 de maio. Secom – PMP

 

Abaixo da Meta: Resistência dos idosos continua atrapalhando

 

Até domingo, 29, o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis havia vacinado contra a gripe 2792 pessoas com mais de 60 anos. A cidade tem como meta a vacinação de 7.079 idosos, porém existe uma grande resistência por parte deste público-alvo, o que está dificultando o trabalho da equipe de saúde. De acordo com a chefe da Vigilância, Rosalicia Maria Lundsted, essa resistência se deve ao estigma que os idosos tem em acreditar que após a vacinação eles irão ter os sintomas da gripe. Rosalicia afirma que não acontece nenhuma reação vacinal. Caso haja reação, o que é raro (um caso a cada mil aproximadamente), a mesma ocorrerá de 5 a 10 dias após a vacinação.

Ela explica que a vacina é específica para o combate de três tipos de vírus. “Isto ocorre porque existe um serviço de sentinela no país e no mundo para verificar a incidência do tipo de vírus que está contaminando mais a população” – disse.

“Os vírus identificados são exatamente os três tipos de vírus com o qual foi produzida a vacina. Anualmente estes vírus mudam, por esta razão é necessária a vacinação uma vez por ano” – completou Rosa. Ela disse ainda que até pode haver a ocorrência de gripe após a vacinação, porém será causada por outro tipo de vírus que não aqueles cuja a vacina combate, que são os que causam efeitos mais fortes no organismo. “Com isso, mesmo que a pessoa tenha uma gripe, esta será mais amena, não ocasionando internações por complicações, como pneumonia por exemplo. Isso evita inclusive o óbito, pois os vírus combatidos pela vacina são bem mais perigosos porque debilitam muito o organismo dos idosos” – informou.

Segundo Rosa, depois que o governo iniciou as campanhas de vacinação do idoso houve diminuição no país do número de hospitalizações, do número de casos de infarto do miocárdio, já que o idoso não precisa fazer muita força para tossir, e consequentemente melhorou-se a qualidade de vida destas pessoas. Ela finalizou pedindo que os idosos penapolenses tenham consciência do quanto é importante essa vacinação. “Mais uma vez ressalto que não há nenhuma contra-indicação, inclusive serão vacinadas também as pessoas pertencentes aos grupos de risco, como portadores de doenças pulmonares, cardiovasculares, renais e hepáticas crônicas, diabéticos, transplantados, portadores de HIV. Não importa se a pessoa estiver doente” – frisou. A vacinação está aberta a todas as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. A vacina é aplicada em todas as unidades básicas de saúde do município, das 07h00 às 17h00, gratuitamente. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade