Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/04/2016

Vacinação contra gripe seguirá calendário do Ministério da Saúde

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
O médico do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis, Samir Subhi Salous

De acordo com a determinação do Ministério da Saúde, que envia as doses anuais da vacina, a campanha de imunização contra a gripe em Penápolis seguirá o calendário de início em 30 de abril. Algumas cidades, que ainda possuíam doses remanescentes da campanha de 2015 com validade dentro do permitido, estão utilizando estas vacinas e iniciando a campanha contra a gripe mais cedo. Entretanto, as doses atualizadas, só serão remetidas pelo Ministério da Saúde em breve, para início da campanha no final de abril.
Muitas pessoas, em todo o país, estão em busca de postos de saúde para saber da disponibilidade das vacinas, visando ficar imunes aos vírus que causam a gripe, em especial o vírus H1N1. O mesmo tem provocado hospitalizações e até mortes no Brasil. Em Penápolis há diversos casos suspeitos e óbitos, que estão sob investigação, aguardando exames comprobatórios (vide retranca desta matéria).
De acordo com informações do Secretário Municipal de Saúde de Penápolis, Alex Marques Cruz, a informação repassada pela Diretoria Regional de Saúde de Araçatuba é de que, por enquanto, permanece o prazo originalmente divulgado para a campanha, por parte do Ministério da Saúde.
“Até segunda ordem, não temos novidades a este respeito, embora saibamos que a capital paulista e região metropolitana, e até mesmo a cidade de São José do Rio Preto, estejam antecipando a vacinação contra a gripe. No caso de Penápolis, não temos doses do ano passado, e as vacinas de 2016 ainda não chegaram. Precisamos aguardar os lotes e a autorização do Governo para começar a campanha”, esclareceu Alex Cruz.
“Qualquer nova informação a esse respeito nós informaremos a comunidade, e faremos o chamamento àqueles que formam o público alvo da campanha”, acrescentou o secretário.


Vigilância atualiza quadro epidemiológico

O aumento do número de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave, popularmente conhecida como Gripe Suína, um tipo de Influenza causada pelo vírus H1N1, vem chamando a atenção das autoridades de saúde em todo o país. Casos aparecem em todo o Brasil e também na região. Em Penápolis, existem 12 moradores da cidade suspeitos da doença, sob investigação, aguardando resultados de exames por parte do instituto Adolfo Lutz, de São Paulo.
Segundo informou o Serviço de Vigilância Epidemiológica Municipal, alguns casos suspeitos encontram-se sob internação, passando por tratamento. Há internações na Santa Casa de Misericórdia e também no hospital particular Unimed.
No último dia 18 de março, a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) informou quadro epidemiológico do município dando conta de dois óbitos sob suspeita de H1N1. Destes dois óbitos sob suspeita, um teve resultado de exame Negativo. O outro ainda aguarda o resultado do exame.
Após a referida divulgação do quadro epidemiológico (ocorrida em 18/03), um terceiro óbito entrou em investigação. Aguarda-se resultado de exames do material colhido.

Comarca
Além de pacientes moradores de Penápolis, a Santa Casa local, que é referência para a comarca, tem atendido também pessoas doentes de outras cidades, com os sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave, ou H1N1.
Sendo assim, o serviço local de Vigilância Epidemiológica registrou ainda os casos de fora: um caso positivo de Alto Alegre em janeiro (alta hospitalar), um óbito suspeito de Avanhandava em fevereiro (exame veio Negativo), um óbito de Luiziânia em março (exame positivo), um caso suspeito de Glicério em tratamento (aguarda exame).


Médico orienta sobre cuidados que evitam transmissão do vírus H1N1

Diante do crescente número de casos de pessoas contaminadas pelo vírus H1N1 em todo o país, o médico do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis, Samir Subhi Salous, considera importante enfatizar os cuidados básicos, principalmente de higiene, que todas as pessoas devem ter. Ele destaca que, principalmente num período de risco de contaminação elevado, esses cuidados servem para diminuir as chances de adquirir um o vírus, presente em ambientes de grande circulação e aglomeração de pessoas.
“Um dos cuidados mais básicos, não só para evitar o contágio da gripe, mas de uma infinidade de doenças, é a lavagem periódica das mãos. Mas é preciso lavar bem, com água corrente e sabão, fazer espuma, e esfregar entre os dedos, próximo às unhas. Isso é fundamental”, explica.
“Também é imprescindível que as pessoas limpem o nariz com lenço de papel descartável, e joguem no lixo. Assim como é necessário usar o lenço de papel para tapar a boca ao tossir ou espirrar. Nunca fazer isso diretamente na direção de outra pessoa. Quando não estiver de posse de um lenço de papel descartável, pelo menos tapar a boca com o antebraço, evitando direcionar gotículas na direção de outros ao redor”, orientou o médico.
Ele ainda lembrou que manter a casa e outros ambientes ventilados é importante. “As pessoas devem procurar manter a casa, ou seus ambientes de trabalho, escolas, academias, entre outros locais de permanência, sempre com janelas abertas, permitindo ventilação e entrada e sol, de preferência. Circulação de ar é importante, principalmente se houver muitas pessoas juntas”, alertou.

Confira outras medidas que evitam a transmissão:

• Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento.
• Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
• Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.
• Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
• Manter os ambientes bem ventilados.
• Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza.
• Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Secom – PMP / com informações de http://www.cve.saude.sp.gov.br

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade