Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/01/2017

Vacinação contra febre amarela começa amanhã

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
A vacina está disponível na Macro I, II e III para crianças a partir dos 9 meses e adultos com indicação médica

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacinação contra a febre amarela terá início nesta segunda-feira, dia 23. A vacina está disponível gratuitamente nas unidades de saúde Macro I (Mutirão), Macro II – Postão (Centro) e Macro III (Santa Terezinha), das 07h às 17h. Também haverá orientação na zona rural da cidade. 
Devem se vacinar crianças a partir de 9 meses de idade e adultos que ainda não se vacinaram ou por indicação médica. Segundo o enfermeiro do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Alexandre Pereira Almeida, mesmo não havendo nenhum caso da doença na região de Penápolis, a prevenção é extremamente importante. 
“Não temos casos da doença em macacos e nem em humanos registrados na região de Araçatuba, mas já há casos na região de São José do Rio Preto. Como a febre amarela pode ser transmitida aos humanos pelo mosquito Aedes aegypti, há uma grande preocupação de que a doença seja disseminada nas cidades”, explica o enfermeiro. 
A Secretaria de Saúde também alerta que caso algum macaco seja encontrado morto, é necessário comunicar imediatamente o Serviço de Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3652.7802. “Todos os casos devem ser notificados para que sejam tomadas as devidas providências no sentido de prevenir a proliferação da doença”, alerta Alexandre. 

Sintomas
A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por meio da picada de mosquitos infectados, podendo afetar humanos e animais, como primatas. Há duas formas distintas: silvestre e urbana, sendo a última a mais grave em aspectos clínicos e de disseminação. Na forma urbana, a doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, chikungunya e o zika vírus.
Apesar de não haver casos na região, é preciso ficar alerta aos principais sintomas são febre, calafrios, dor de cabeça, dores no corpo, fadiga, náuseas e vômitos. As manifestações clínicas incluem insuficiência hepática e renal, podendo evoluir para óbito.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade