Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/08/2007

Vacinação animal: Saúde inicia campanha na zona urbana amanhã

Amanhã, 11, o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Penápolis dará início à campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva na zona urbana. Neste ano haverá uma Mudança no sistema de vacinação: as doses da vacina serão aplicadas em postos fixos, diferente do que vinha ocorrendo em anos anteriores, quando os funcionários visitavam as residências em busca dos animais.

Segundo explicou a chefe da Vigilância, enfermeira Rosalicia Maria Lundstedt, a sistemática foi alterada em função da grande demanda de serviços que não podem ser paralisados. “Temos que manter permanentemente o trabalho dos nossos agentes no combate à dengue, com as pulverizações ao redor de casos suspeitos, busca ativa de sintomáticos, além do trabalho de inquérito canino para coleta de sangue de cães suspeitos de leishmaniose, outra grave doença que precisamos combater. Como estas tarefas, além de imprescindíveis, demandam um grande número de equipes de trabalho não poderemos paralisá-las para começar a vacinação de casa em casa”, justificou.

Foi determinado pelo setor que em todos os sábados uma determinada região da cidade tenham postos fixos funcionando a serviço da população. “Dividimos a cidade em diversas regiões e vamos trabalhar em cada uma delas nos finais de semana. Começaremos pela região norte, englobando o Residencial Sílvia Covas, Parque Industrial, Jardim Esplanada e Bairro Santa Leonor, além da sede da Vigilância, que também ficará aberta à disposição da comunidade”, informou Rosalicia.

 

Orientações

A médica veterinária da Vigilância, Larissa Paula Lundstet, orientou a comunidade a tomar alguns cuidados essenciais que ajudarão no processo de imunização da população animal. “É muito importante que os proprietários levem seus animais aos postos contidos na coleira, para evitar que eles fiquem soltos e fujam do local. Essa medida também é importante para que sejam evitadas possíveis brigas entre os próprios cães, que podem se estranhar, e também com os gatos”, recomendou.

A veterinária lembrou ainda que no caso dos gatos, a melhor forma de mantê-los contidos durante a vacinação é em caixas próprias para estes animais ou em sacos de cebola, que além de evitarem a fuga possibilitam que a respiração ocorra normalmente, sem sufocamento. Ela informou que todos os cães e gatos maiores de três meses devem ser vacinados, independentemente de já terem sido vacinados em anos anteriores. “Para a total proteção contra a doença é necessária a vacinação anual”, frisou a veterinária. “Todos podem ser vacinados, independente de estarem prenhes ou no período do cio”. Outro aspecto ressaltado por Larissa é a necessidade de apresentação da carteira de vacinação do animal. “Ela é uma espécie de carteira de identidade do bicho, onde ficam registradas informações importantes sobre ele, como por exemplo as vacinas tomadas. É fundamental que ela seja apresentada no dia da campanha”.

       

Localização

A localização exata dos postos de vacinação nos bairros correspondentes à campanha neste sábado é a seguinte:

 

* Residencial Sílvia Covas (dois postos) – no CEU Profª Darcy Aparecida Buranello Marin e no cruzamento da Rua 20 com a Marginal das Violetas, das 07h00 às 17h00;

* Parque Industrial – na empresa Retesp (lateral da rua Dib Jorge), das 07h00 às 11h00;

* Jardim Esplanada – no cruzamento das ruas PM Florestal Ronaldo Silva com Márcia Garcia Manzano, das 07h00 às 17h00;

* Bairro Santa Leonor – cruzamento das ruas Paulo Freire com André Franco Montoro, das 13h00 às 17h00;

* Sede da Vigilância Epidemiológica – Marginal Maria Chica 1.306, das 07h00 às 17h00;

* Os moradores dos demais bairros da cidade devem aguardar a divulgação dos dias e horários em que as equipes estarão montando pontos fixos nas determinadas regiões. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade