Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/12/2017

Vôos noturnos: Novidade no Aeroclube chama a atenção das pessoas

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Avião Cesna 150 é utilizado por alunos do Aeroclube para vôos noturnos sobre a cidade

DA REPORTAGEM

Um avião sobrevoando Penápolis nunca chamou tanto atenção das pessoas quanto nesta semana depois que o Aeroclube de Penápolis passou a realizar voos noturnos para instrução de seus alunos durante o curso de piloto privado oferecido pelo Aeroclube. Desde terça-feira (28) as pessoas passaram a postar em redes sociais diversos questionamentos depois que viram um avião de pequeno porte sobrevoando a cidade por diversas horas. O fato, que raramente é visto na cidade, chegou a preocupar algumas pessoas, que, sem ter noção do que estava ocorrendo, começaram a dar diversos palpites nas redes sociais. Um internauta chegou a dizer que o avião poderia estar gastando combustível em vôo para realizar um pouso forçado. Outros questionaram se a pista do aeroporto de Penápolis estava com suas luzes acesas para o pouso, enquanto que alguns chegaram a afirmar que o aeroporto poderia não estar autorizando o pouso da aeronave. Alguns mais criativos brincaram dizendo que o avião estaria perdido procurando as “torres gêmeas” do Palácio do Planalto, em Brasília. Os voos, que chegaram até por volta das 23h00, também foram repercutidos por pessoas que se diziam “incomodadas” com o barulho do motor do avião. O presidente do Aeroclube de Penápolis, Adalberto Antônio da Costa, o Ticão, afirmou que a situação é completamente normal e autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “A ANAC passou a exigir que, durante o curso de piloto privado, o aluno tenha, ao menos, três horas de vôos noturnos. Foi o que começou a ser feito nesta semana em Penápolis e foi o que as pessoas viram, uma situação sem riscos, já que se trata de aviões homologados, e o voo é feito sempre com a presença de um instrutor capacitado, respeitando todas as normas, inclusive de altura mínima que é de mil pés, ou cerca de 300 metros de altura”, esclareceu. O chamado vôo referencial visual precisa ser feito em boas condições de tempo. “Por se tratar de um voo sem uso de instrumentos, mas somente com visual, a cidade precisa ser um ponto de referência para o piloto, que precisa enxergar o que está ao seu redor, por isso, sobrevoar a zona rural, no escuro, se torna inviável para o aprendizado do aluno. Além disso, a exigência da ANAC é de que o vôo noturno ocorra em qualquer horário após o pôr e antes do nascer do sol, por isso o horário”, destacou. Segundo o presidente do Aeroclube, atualmente oito alunos estão em fase de estudos e treinamentos em Penápolis. Alguns deles vindo até de outros estados. “O Aeroclube de Penápolis é referência no curso de piloto privado, recebendo alunos de todo o Brasil. Com esta nova exigência da ANAC, vão ser comuns os vôos noturnos conforme o avanço de cada aluno no curso, mas ressalto que tudo é feito de forma segura e com acompanhamento de profissionais, tudo homologado pela ANAC”, ressaltou. 

Aeroclube
O Aeroclube de Penápolis possui 76 anos de existência e retomou suas atividades em 2015 depois de alguns anos sem aulas. No local são oferecidas aulas teóricas e práticas aos seus alunos para que possam se tornar um piloto privado.  Além de todas as aulas teóricas, são necessárias 43 horas de vôo (entre diurnos e noturnos) para que o aluno esteja apto ao exame prático, chamado de voo de check. Esses exames práticos são feitos por pilotos credenciados pela ANAC. Se tornar um Piloto Privado de avião significa que a pessoa pode operar sua própria aeronave. “Ele não pode levar passageiros cobrando para isso, e fica restrito aos chamados vôos de recreio, não podendo ser feito o transporte remunerado”, ressaltou o presidente. O aeroclube de Penápolis possui quatro aviões para instrução, sendo um AB 115 (Aérobuero, Argentino), PC 56 (Paulistinha) e duas aeronaves Cesna, sendo o modelo 150 e o 172. O Aeroclube possui ainda a opção de vôos panorâmicos para as pessoas que queiram curtir um vôo de passeio na região. Para isso basta que a pessoa procure, aos fins de semana, o Aeroclube que fica no Aeroporto Ramalho Franco, em Penápolis. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (18) 3652-2617.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade