Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/02/2010

Usina Campestre: Justiça aguarda pagamento da gestora BR Link

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

A Justiça de Penápolis aguarda que a empresa BR Link Commercial Importação de Mercadorias, que no início do mês foi nomeada gestora judicial da Companhia Açucareira de Penápolis, a Usina Campestre, efetue o depósito de R$ 15 milhões referente à venda antecipada de açúcar. Até o final da tarde de ontem o valor a ser depositado não havia sido efetuado pela empresa. O dinheiro é aguardado com muita ansiedade, em especial pelos funcionários do setor da indústria e do campo da usina que ainda estão com os salários de dezembro de 2009 e o 13º atrasados. Estes trabalhadores foram demitidos no final do ano passado e até o momento não receberam os valores da rescisão devidos. De acordo com o juiz da 1ª Vara da Comarca de Penápolis, Rodrigo Chammes, que determinou a recuperação judicial da Usina, caso a BR Link não efetue o pagamento, uma nova decisão poderá ser tomada ainda esta semana. Além disso, na cidade corre a informação de que uma empresa ligada a Petrobras poderá assumir a gestão da Usina Campestre, mas o juiz não confirmou esta hipótese, garantindo que apenas que aguarda um posicionamento da BR Link. A produção da empresa está totalmente paralisada, inclusive estes funcionários estando de braços cruzados, realizando quase que diariamente protestos defronte ao Fórum de Penápolis. A BR Link, que substituiu no início do mês a antiga gestora, Sucral Engenharia e Processos, foi indicada pela empresa Bio União Trading, com sede em Ibirá (SP), apresentando uma proposta de adquirir inicialmente 250.000 sacas de açúcar, ao preço de USD 24,75 de dólares americanos por saca, totalizando 12.500 toneladas e um montante de USD 6.187.500,00 de dólares americanos. A Bio União Trading formalizou a proposta de concretizar a compra, desde que uma empresa de sua confiança, no caso a BR Link, assumisse a gestão da Campestre. Na petição, foi alegado que, em função da responsabilidade que possui junto ao mercado externo, não poderiam correr nenhum risco. Além da compra inicial de açúcar, o advogado da Bio Trading disse que a empresa poderá celebrar outros contratos para alavancar recursos. A empresa ainda se mostrou preocupada com a recuperação judicial e de sanar as despesas salariais diante das greves que estão sendo deflagradas. No entanto, a BR Link ainda não cumpriu a promessa de injetar cerca de R$ 15 milhões, dinheiro que seria destinado prioritariamente para o pagamento de salários atrasados dos funcionários.        

Substituição
A substituição da gestora foi oficializada no dia três de fevereiro através de despacho assinado pelo juiz Rodrigo Chammes. No despacho, o juiz justificou a mudança, informando que “Ante os fundamentos expostos na petição apresentada pela empresa Bio União Trading, que melhor atende aos interesses da presente recuperação judicial, notadamente pelo aporte significativo de capital em momento em que a devedora encontra-se em delicada situação econômico-financeira, de modo a viabilizar o início da produção da safra que avizinha, preservando, destarte, a empresa, bem como estimulando a atividade econômica”. Apesar desta mudança, o prazo para a apresentação da recuperação judicial foi mantido, o que deverá ocorrer nos próximos dias, sendo depois apreciado pelos credores através de uma assembleia agendada para o mês de junho. (IA)

Foto: Os trabalhadores vêm realizando quase que diariamente protestos defronte ao Fórum de Penápolis

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade