Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/02/2010

Usina Campestre: BR Link assume gestão da empresa

DA REPORTAGEM

Mais um capítulo da novela envolvendo a Companhia Açucareira de Penápolis, a Usina Campestre, foi registrado ontem com uma notícia que animou os funcionários. A Justiça de Penápolis, por meio do juiz da 1ª Vara da Comarca, Rodrigo Chammes, substituiu a gestora judicial provisória, Sucral Engenharia e Processos, pela empresa BR Link Commercial Importação e Exportação de Mercadorias, com sede em Cabo Santo Agostinho (PE). O administrador de empresas José Donizete Barboza da Silva foi nomeado como novo gestor em substituição ao engenheiro agrônomo Ricardo Caiuby de Faria, diretor da Sucral, que estava frente ao cargo desde o dia 14 de dezembro de 2009. 
A substituição da gestora foi oficializada na última quarta-feira, 03, por meio de despacho assinado pelo juiz. No despacho, ele justificou a mudança: “Ante aos fundamentos expostos na petição apresentada pela empresa Bio União Trading, que melhor atende aos interesses da presente recuperação judicial, notadamente pelo aporte significativo de capital em momento em que a devedora encontra-se em delicada situação econômico-financeira, de modo a viabilizar o início da produção da safra que avizinha, preservando, destarte, a empresa, bem como estimulando a atividade econômica”, afirmou Rodrigo Chammes. Ainda de acordo com o despacho, a Sucral prestará auxílio em caráter de transição à nova gestora até o próximo dia 14, devendo após esta data prestar contas das atividades desenvolvidas durante os dois meses de gestão. Conforme comentou o ex-gestor e engenheiro agrônomo Ricardo Caiuby de Faria, a Sucral permanecerá na Usina Campestre neste período de transição, auxiliando e passando todas as informações necessárias para a nova gestora. A Sucral administrou a Usina Campestre durante dois meses, desde o dia 14 de dezembro de 2009. “Assumimos no pior período e fizemos o que estava ao nosso alcance”, disse. A Usina Campestre está paralisada a 10 dias. No início da semana, até os guardas da portaria decidiram cruzar os braços e aderir à greve.

Proposta
A nova gestora da empresa foi indicada pela empresa Bio União Trading, com sede em Ibirá (SP), que apresentou uma proposta de adquirir inicialmente 250 mil sacas de açúcar, ao preço de USD 24,75 de dólares americanos por saca, totalizando 12.500 toneladas e um montante de USD 6.187.500,00 de dólares americanos. A Bio União Trading formalizou a proposta, ou seja, de concretizar a compra, desde que uma empresa de sua confiança, no caso a BR Lins, assuma a gestão da Usina Campestre. Eles alegaram na petição, que em função da responsabilidade que possui junto ao mercado externo, não podem correr nenhum risco. Além da compra inicial de açúcar, o advogado da Bio Trading disse que a empresa poderá celebrar outros contratos para alavancar recursos para a Usina. A empresa também se mostrou preocupada com a recuperação judicial e de sanar as despesas salariais diante das greves que estão sendo deflagradas por parte dos trabalhadores. A nova gestora injetará nos próximos cinco dias cerca de R$ 15 milhões que serão destinados prioritariamente para o pagamento de salários atrasados e do 13º salário dos funcionários.     Apenas foi determinada pela justiça a substituição da gestora, sendo que o prazo para recuperação judicial foi mantido. Até o próximo mês, a Usina Campestre apresentará o plano de recuperação, que deverá ser apreciado pelos credores através de uma assembleia agendada para o mês de junho. A Usina deve reiniciar as atividades nos próximos dias, após o pagamento dos salários atrasados. (IA)

COMUNICADO OFICIAL PARA A IMPRENSA
 
A Sucral, empresa de engenharia e consultoria no setor sucroalcooleiro, informa que foi substituída da gestão judicial provisória da Usina Campestre, em Penápolis (SP), pela BR Link Comercial Importação e Exportação de Mercadorias em Geral Ltda, empresa da confiança da Bio União Trading, compradora de 250.000 sacos de açúcar IC 150 (variável) no valor total de U$ 6.187.500,00. Com este montante antecipado a nova gestora fará o aporte financeiro inicial na Usina Campestre, o que irá permitir que todos os salários atrasados sejam quitados e que haja a possibilidade da Usina operar na próxima safra. O valor aportado corresponde à compra antecipada de açucar que será produzido pela Usina. O aporte está previsto para ocorrer nesta sexta-feira, dia 05 de fevereiro, ou no máximo no início da próxima semana. A pedido do Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito da 1ª Vara Cívil da cidade de Penápolis, Dr. Rodrigo Chammes, responsável pelo processo de recuperação judicial da Usina Campestre, a Sucral participará o processo de transição colaborando com a BR Link até o dia 14 deste mês. Os novos gestores judiciais representando a BR Link e que estarão a frente do processo de recuperação judicial da Usina Campestre são os Srs. José Donizete Barboza da Silva e Alípio Borges Quintanilha Neto. A Sucral aproveita a oportunidade para agradecer a todos os meios de comunicação da cidade que sempre informaram funcionários e comunidade sobre o processo de recuperação judicial da Usina Campestre com clareza e respeito. 
 
Atenciosamente,
 
Carlos Eduardo Heise e Ricardo Caiuby de Faria
Sucral

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade