Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/10/2018

Unidades de Saúde fazem ações especiais no “Outubro Rosa”

A Macro III e a unidade básica de saúde no bairro Del Rey programaram para este mês atividades especiais em razão da campanha “Outubro Rosa”. Dentre as atividades realizadas estão a coleta do exame preventivo e orientação sobre o autoexame e câncer de mama e de colo uterino.
A campanha “Outubro Rosa” tem como objetivo esclarecer não só as mulheres, mas toda população, sobre a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame e a mamografia a fim de prevenir contra o câncer de mama. A doença é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo. 
Nesta quinta-feira, dia 16, a UBS Del Rey funcionará com atendimento exclusivo para mulheres das 07h às 19h. Para realizar a coleta do exame preventivo, também chamado de papanicolau, as mulheres devem fazer o agendamento antecipado na própria unidade. As pacientes devem levar RG, CPF e Cartão Nacional do SUS diretamente na unidade.
A enfermeira da UBS Del Rey, Fernanda Rodrigues Prado de Oliveira, explica que o horário alternativo visa atender todas as mulheres, inclusive àquelas que não podem comparecer no horário normal de expediente da unidade. “Além do horário diferenciado, ofereceremos um café da manhã e da tarde, além de orientações sobre o câncer mama e colo uterino”, contou.
A partir das 17h, a unidade também oferecerá às mulheres presentes um dia de beleza com massagem, cabelo e designer de sobrancelhas. 

Macro III
Já na próxima segunda-feira (22), as ações acontecem na Macro III de Saúde, no bairro Santa Terezinha. Os exames preventivos serão coletados das 17h às 20h e é necessário que as mulheres façam agendamento prévio. A partir das 17h, será oferecido um café da tarde e as mulheres poderão participar de um spa de mãos com a esteticista Sendy Gomes. 
Das 16h às 17h45, a equipe do Boticário fará uma limpeza de pele e maquiagem nas mulheres da unidade. Durante todo o dia também haverá orientações sobre o câncer de mama e de colo uterino. A enfermeira da Macro III, Daniela Prado Ribeiro, convida todas as mulheres que pertencem a unidade para comparecer à unidade nesta ação especial.
“Programamos atividades para que as mulheres possam usufruir das ações especiais em comemoração ao Outubro Rosa, além dos exames e orientações, oferecendo atividades que melhorem a autoestima e estimulem os cuidados das mulheres”, afirmou a enfermeira.

Exame
Toda mulher que já tenha iniciado sua vida sexual, deve procurar a unidade de saúde de referência para fazer a coleta do preventivo, de forma gratuita. O exame é fundamental para detectar alterações nas células do colo do útero e para prevenir o câncer no local.
O papanicolau é indolor, simples e rápido. Para realizar o exame, é necessário agendamento prévio. As pacientes devem levar RG, CPF e Cartão Nacional do SUS diretamente na unidade. 

Movimento 
Na década de 1990, têm início no Brasil, o movimento conhecido como “Outubro Rosa”, que visa estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade