Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/07/2013

Unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos já fez mais de 2 mil mamografias em Penápolis

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Carreta Móvel possui dois mamógrafos digitais que detectam precocemente doenças na mama

A unidade móvel (carreta adaptada) do Hospital do Câncer de Barretos, há dois meses presente em Penápolis, já conseguiu fazer exames de prevenção ao câncer de mama em 2.622 mulheres. Os atendimentos são feitos gratuitamente a mulheres entre 40 e 69 anos, mediante agendamento nas unidades básicas de saúde.

De acordo com a enfermeira responsável pelo funcionamento da carreta em Penápolis, Sheila Alves Neves, o objetivo da equipe é atender um universo total de aproximadamente 7.800 mulheres, o que corresponde a 75% da população existente na referida faixa etária.

A enfermeira Sheila informou que a unidade móvel, que possui dois mamógrafos digitais, ficará em Penápolis até o próximo dia 11 de setembro, e que até pretende-se aumentar a cobertura do público alvo.

"Mesmo aquelas mulheres que já realizaram a mamografia no ano passado precisam fazer o exame novamente. É um exame que deve ser renovado anualmente, pois neste período de tempo pode aparecer algum problema, que ao ser detectado precocemente tem mais chance de cura", orientou a enfermeira Sheila.

"Nós alertamos para o fato de que a mamografia é fundamental para evitar problemas graves de saúde", frisou. Até esta sexta-feira, dia 12, a carreta do HC atendeu as pacientes da região de abrangência da UBS (Unidade Básica de Saúde) Del Rey. De acordo com a programação a partir da próxima segunda-feira, dia 15, a unidade móvel passará a ficar estacionada em frente à Macro de Saúde III, na rua Carlos Casella, Jardim Shangrilá.

O funcionamento da unidade móvel se dá nos seguintes horários: segunda-feira (das 13h às 18h30); terça-feira e quinta-feira (das 07h30 às 16h); quarta-feira (das 07h30 às 19h) e na sexta-feira (das 07h30 às 14h).

As mulheres entre 40 e 69 anos que ainda não fizeram o exame de mamografia devem realizar o cadastro previamente na unidade de saúde. É necessário levar cópias do RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência (talão de água, luz ou telefone). Estas orientações também são válidas para as mulheres que não pertencem à unidade de saúde que estiver recebendo a carreta. A coordenação do trabalho informa que a unidade móvel vai passar por mais três Macros de Saúde até o prazo de encerramento do atendimento na cidade: Macro III – Jardim Shangrilá (até dia 30); Macro IV – Vila Planalto (de 31 de julho a 13 de agosto); e Macro II – Postão do Centro (de 14 de agosto a 11 de setembro).

A enfermeira Sheila Neves faz ainda outras recomendações: "Para ser beneficiada a mulher deve ter realizado a última mamografia há um ano ou mais, e se tiver com atraso menstrual menor que sete meses e não possuir laqueadura, a mesma deve realizar o exame Beta HCG, que é um teste de gravidez, antes de fazer a mamografia", orientou. Secom – PMP

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade