Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/09/2017

Umidade do ar chega a 13% na região

DA REDAÇÃO

O Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Sigam) de São Paulo emitiu um alerta para toda a região de Araçatuba ontem, quinta-feira (14), depois que a umidade relativa do ar chegou a 13% durante a tarde. O tempo registrado foi considerado o mais seco do ano, e pode ser comparado ao mesmo clima registrado em desertos, como o do Saara. A OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que a umidade relativa do ar ideal é de 60%. Entre 60% e 30% é considerado aceitável. Abaixo de 30% e acima de 20% já representa ‘estado de atenção’. Abaixo de 20%, como nesta quinta, é considerado ‘estado de alerta’. Quando o nível de umidade relativa do ar fica abaixo de 12%, entra em ‘estado de emergência’. A umidade mais baixa registrada até agora pelo Sigam foi no dia 30 de agosto, quando o clima seco chegou aos 15%. Neste mês de setembro, variou de 33%, nos primeiros dias, até 15% registrado na quarta-feira (13). O clima pode ficar ainda pior, já que não existe a previsão de chuva até o fim de setembro.

O que significa umidade do ar?
Significa o quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento em relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada. A umidade do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e início da primavera, no período da tarde, entre 12 e 16 horas. A umidade fica mais alta sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente, em áreas florestadas ou próximas aos rios ou represa, quando a temperatura diminui (orvalho). Diversos problemas podem ser decorrentes da baixa umidade do ar, tais como complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade