Classificados

VÍDEOS

Apaixonados por carros antigos se reúnem em Penápolis
Agrosoles - Bombeamento de Água por Energia Solar

SUA OPINIÃO

Você tem respeitado a quarentena e ficado em casa neste período de pandemia?


CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/03/2020

UBSs: Saúde orienta população na procura das unidades

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Not�cia
Secretaria de Saúde orienta quando as pessoas podem procurar as UBSs do município

A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Macros de Saúde estão abertas e atendendo normalmente a comunidade de segunda a sexta-feira. Entretanto, a recomendação é para que as pessoas procurem essas unidades em último caso, para evitar a transmissão e contaminação pelo coronavírus. 
Caso a pessoa enferma precise se dirigir à alguma unidade de saúde, a orientação é para que os casos sintomáticos para gripe e resfriado (coriza, febre, tosse seca, dor de garganta) procurem as unidades no período da tarde. Já para as demais enfermidades, é recomendado procurar as Unidades de Saúde no período da manhã. 
Segundo ressaltou o secretário municipal de Saúde, Wilson Carlos Braz, a recomendação é para que as pessoas evitem as unidades de saúde e só procurem-nas em caso de dor. “Mesmo assim, sabemos que há uma diversidade muito grande de enfermidades, por isso, vamos tentar dividir o atendimento nos períodos da manhã e tarde para evitar a contaminação pelo coronavírus entre os pacientes dentro da unidade”, explicou o secretário. 
De acordo com ele, é sabido que muitas pessoas não possuem condições de ir até a farmácia e comprar o medicamento para se recuperar em casa, por isso precisa se dirigir à unidade de saúde para retirar a receita e o medicamento. “Portanto é importante mantermos esses atendimentos para as pessoas mais vulneráveis”, ponderou o secretário Braz. 

Pronto Socorro
Vale ressaltar que nesse momento de pandemia do coronavírus é essencial que as pessoas evitem o Pronto Socorro, deixando esse serviço apenas para os casos graves e de urgência e emergência. 
Todos os pacientes que chegarem no Pronto Socorro terão que passar por uma triagem numa tenda externa, onde serão separados os pacientes assintomáticos e sintomáticos para o coronavírus.
A Secretaria Municipal de Saúde ainda orienta que em caso de gripe simples com coriza e febre, é recomendado permanecer em casa fazendo uso de analgésico e antitérmico. Se caso o paciente apresentar tosse constante e febre é melhor procurar um posto de saúde. Mas se apresentar todos esses sintomas e ainda sentir falta de ar, deve procurar o Pronto Socorro. 
A Prefeitura reitera que a comunidade permaneça em suas residências, reduzindo ao máximo a circulação e a aglomeração de pessoas. Todos os cuidados preventivos, como a lavagem periódica das mãos com água e sabão, são fundamentais para conter a proliferação do vírus.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2020 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.