Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/03/2018

TV analógica será desligada em Penápolis dia 28 de novembro

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Equipamentos das emissoras de TV instalados em Penápolis retransmitem seus sinais digitais e analógicos na cidade

DA REPORTAGEM

O desligamento do sinal analógico das emissoras de TV em Penápolis está previsto para ocorrer somente em novembro deste ano. O anuncio feito pelas emissoras de TV do interior paulista tem gerado confusão entre as pessoas, que passaram a acreditar que o desligamento do sinal analógico acontece no próximo dia 28 de março também na cidade. De acordo com o cronograma divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e que vem sendo amplamente anunciado pelas emissoras do interior, o desligamento previsto para este mês acontece somente em São José do Rio Preto e algumas cidades mais próximas. O mesmo acontece na cidade de Presidente Prudente e também em Bauru. Para as demais cidades do interior paulista, o desligamento acontecerá somente no dia 28 de novembro. Neste caso, o desligamento do sinal analógico das emissoras de TV acontece em Penápolis e cidades da comarca, como Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério e Luiziânia. Também para o mês de novembro está previsto o desligamento em todas as demais áreas do interior paulista, atingindo as cidades que compõem as regiões administrativas de Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto. A partir do dia 28 de novembro, só quem tiver o sinal digital (por meio de uma antena UHF e um conversor em televisores antigos e apenas a antena UHF nos equipamentos modernos) vai continuar tendo acesso ao serviço de TV aberta, assistindo ao conteúdo no formato digital, com melhor qualidade de imagem e som, sem interferências, ruídos, chuviscos e “fantasmas”. As transmissões de TV digital no Brasil começaram em 2007. A transição para o sistema analógico para o sistema digital está ocorrendo gradativamente. De acordo com o Ministério das Comunicações, é necessário que no mínimo 93% dos domicílios do município estejam aptos a captar o sinal de TV digital no momento do switch-off (desligamento do sinal analógico).

Digital em Penápolis
Em Penápolis, cinco emissoras de TV já possuem sinais digitais. RecorTV (7.1), Rede Vida (14.1), TV Tem (26.1), SBT (34.1) e Canção Nova (54.1). O espaço que abriga as antenas de retransmissão, anexo ao DAEP, passou por diversas modificações feitas pelas próprias emissoras para receber seus equipamentos de transmissão digital. Até novembro, quando acontece o desligamento do sinal analógico em Penápolis, todas as emissoras deverão estar com o sinal digital pronto na cidade. Ainda precisam se adequar ao novo sistema a Band Paulista, TV Cultura, Rede TV e RBI TV.

Rio Preto
Recentemente, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, visitou o município de São José do Rio Preto para divulgar o desligamento do sinal analógico de TV. A visita marcou o início de todo o processo na interior paulista. Quadros lembrou que o trabalho para a implantação da TV digital no interior começou em 2014. Ele explicou que as pessoas que têm direito a receber o kit, os inscritos nos programas sociais do governo, devem ligar para 147 e agendar a retirada do kit. A pesquisa Ibope, que indicará o percentual de domicílios que já contam com o sinal digital, será realizada uma semana antes da data marcada para o desligamento do sinal analógico na localidade. A faixa de 700 MHz usada hoje pela radiodifusão passará a ser utilizada para melhorar a qualidade de serviço de banda larga. Quadros destacou que com a TV digital haverá uma melhoria da qualidade de som e imagem da TV aberta. O presidente da Seja Digital, Antonio Martelletto, lembrou que a entidade é um braço operacional e disse que a central de atendimento da Seja Digital recebe cerca de 3 milhões de chamadas por mês.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade