Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/12/2008

Turismo Rural abre horizontes de produtores em Barbosa

O curso de Turismo Rural oferecido pelo Senar/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em convênio com o Sindicato Rural de Penápolis abriu horizontes para os produtores de Barbosa. A formação aconteceu no mês de novembro no Sítio Primavera, bairro Formiga. O casal de produtores Ângela Aparecida Leite de Almeida, 45 anos, e Márcio Saraiva Rossi, 34, abriu a propriedade de 8,75 alqueires para os 20 participantes nos 10 módulos de curso. A instrutora foi a hoteleira penapolense, Fernanda Borges Castilho, que também trabalha com gastronomia no Senac de Jundiaí.

Segundo ela, que há 15 anos tem voltado para administração e consultoria de restaurantes, o programa vem para agregar valor a propriedade, com a intenção de proporcionar ao produtor rural uma nova visão de empreendimento. O curso de Turismo Rural aconteceu também em Penápolis e Glicério. Em Barbosa, que possui prainha, a meta foi tirar o foco dos participantes do rio. “Eu vejo muito futuro pela região grande e suas diversidades, desde que outras propriedades se abram para o roteiro em que podem vender a entrada para o almoço, produtos típicos, passeios, artesanatos, trilhas nas matas virgens, etc.” Em sua terceira edição no estado, o curso aborda o resgate cultural, administração de negócios, ponto de venda (artesanatos e produtos locais), hospedagem, meios de alimentação (administração de restaurante, bares, lanchonetes e eventos), atrativos naturais (turismo de aventura, trilhas, cavalgadas, passeio de carroça), atendimento ao cliente e festival gastronômico. O sítio de Ângela tem 2,5 alqueires arrendados para cana e 3,5 de reserva legal com matas virgens. As demais áreas são aproveitadas com pecuária de leite. “Nunca imaginei que o curso ia proporcionar tanto conhecimentos. Fomos até conhecer uma unidade modelo em Varpa.”

“Temos projeto de ampliar o sítio para o turismo, com trilhas na mata e arborismo. Já temos um belo pomar e a intenção é produzir tudo aqui, desde os sucos, doces. Na lagoa em que plantamos 100 árvores faremos um pesqueiro. A princípio faríamos um roteiro de apenas um dia, mais para passeios de escolas e grupos”.

O prefeito de Barbosa, Mário de Souza Lima, enalteceu a parceria entre SIRP e Casa da Agricultura de sua cidade, que juntos têm elevado o nível de técnicas e conhecimentos dos produtores rurais do município, que é o mais interessado nos cursos oferecidos pelo Senar, com destaque no Ciranda de Esporte e Lazer Rural.

“A diversidade para os produtores é importante. Nós sofremos uma queda na arrecadação com a entrada da cana. Ela é uma cultura que no sistema em que tem sido implantada não deixa renda para o município, por ser colhida aqui e transportada sem nota fiscal, onde não recolhemos o imposto sobre ela.” (Assessoria de Imprensa/SIRP)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade