Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/11/2016

Tuberculose: Campanha alerta sobre os sintomas e tratamento

Pessoas com tosse há mais de três semanas devem ficar atentas e procurar uma unidade de saúde com a máxima urgência. Este é o alerta da Campanha de Prevenção Contra a Tuberculose realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis até o dia 18 de novembro. Neste período, há uma intensificação na busca por pacientes que apresentarem os sintomas da doença.
O exame é gratuito, bastante simples e com resultado rápido, e pode ser feitos em todas as unidades de saúde do município. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, em todas as unidades básicas e Macros de Saúde. Segundo o médico do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Samir Subhi Salous, o exame está disponível para a população durante todo o ano, de forma gratuita.
“Durante a campanha temos um intensificação da busca ativa de pacientes, mas a qualquer momento o paciente pode procurar uma unidade saúde para realizar o exame. O importante é que a doença seja detectada o mais rapidamente possível para que seja iniciado o tratamento. O diagnóstico precoce é fundamental para a eficiência do tratamento”, alerta o médico.
Todos devem ficar atentos aos sintomas da tuberculose. Tosse com catarro há mais de três semanas, emagrecimento, falta de apetite, sudorese noturna e febre são alguns deles. Portanto, qualquer pessoa que apresente esses sintomas deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para fazer o exame gratuito da doença.
Ainda de acordo com o médico, a tratamento para tuberculose é fundamental para evitar a contaminação por outras pessoas. “O tratamento é gratuito e deve ser feito por cerca de seis meses, sem interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas. A partir do início do tratamento, o paciente reduz, ao mínimo, a transmissão da doença”, esclarece Dr. Samir.

A doença
A tuberculose é causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Na maioria das pessoas infectadas, os sinais e sintomas mais frequentes são tosse contínua há mais três semanas, cansaço, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão e fraqueza.
O contágio ocorre pelo ar, através da tosse, espirro e fala da pessoa que está doente, que lança os bacilos no ambiente. Quem convive próximo ao doente aspira esses bacilos e pode também adoecer. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção, diariamente. Os pacientes que seguem o tratamento corretamente são curados.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade