Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/09/2008

Troféu: Prefeitura recebe prêmio por reduzir mortalidade infantil

Aconteceu na última quinta-feira, 04, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, a cerimônia de entrega do Prêmio Pró-Vida 2008. A Prefeitura de Penápolis foi uma das que receberam o troféu em razão da queda no índice de mortalidade infantil. Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, 164 foram criteriosamente selecionados, de acordo com os dados da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), órgão do governo estadual responsável pelas estatísticas de mortalidade infantil em todo o Estado. Na seleção dos municípios, foram consideradas as medidas governamentais adotadas para evitar óbitos infantis, como por exemplo um adequado controle da gravidez, com exames e consultas médicas ao longo da gestação, e adequada atenção ao parto. No caso de Penápolis, a mortalidade infantil que vinha subindo desde 2001, chegando a 25,5 mortes para cada mil nascidos vivos, caiu drasticamente, para 14 por mil, em 2006.
Além do investimento na nova maternidade na Santa Casa de Penápolis, também contribuíram para esse resultado a contratação de profissionais na área para reforçar o quadro, como ginecologistas/obstetras e pediatras, além do acompanhamento rigoroso junto às gestantes. O incentivo ao aleitamento materno também foi fator de destaque para a redução da mortalidade. Desde 2005 a Secretaria Municipal de Saúde voltou a atender às gestantes de forma programática, com aprazamento de consultas, já que com um pré-natal bem feito as mortes tendem a diminuir, pois a maior incidência ocorre por prematuridade dos bebês. Desta forma, hoje as gestantes são acompanhadas mais de perto e quando faltam a uma consulta agendada de imediato recebem a visita de um agente comunitário para verificar o que ocorreu. A Secretaria Municipal de Saúde considera que a queda da mortalidade infantil é fruto do trabalho sério desenvolvido pela equipe no acompanhamento às gestantes, e também ao investimento da Prefeitura na Santa Casa. A expectativa é que a mortalidade infantil continue caindo nos próximos anos. A missão do prêmio Troféu Pró-Vida 2008, criado pela Sanex Public, é valorizar agentes públicos que estatisticamente avançam em políticas sociais, sobretudo aquelas relacionadas às Metas do Milênio, assinadas por 191 países, inclusive o Brasil. Uma dessas metas é exatamente a redução da mortalidade infantil até 2015. (Redação)
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade