Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/07/2018

Triturador dará destinação correta a resíduos vegetais dos ecopontos

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
O triturador foi liberado através do Fecop, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, no valor de R$80 mil

Em viagem a São Paulo, nesta quinta-feira (05), o prefeito Célio de Oliveira assinou convênio que contempla Penápolis com um triturador de galhos nos valor de R$ 80 mil. O convênio foi liberado através do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Na ocasião, o prefeito foi recebido pelo secretário adjunto do Meio Ambiente, Eduardo Trani. O equipamento será destinado à trituração dos resíduos vegetais depositados nos seis ecopontos espalhados pela cidade. 
Segundo dados do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), cerca de 80% dos resíduos volumosos transportados por caminhões são resultantes de podas de árvores e jardim. O presidente da autarquia, Edson Bilche Girotto, destacou que o triturador irá otimizar a gestão deste tipo de resíduo.
“Todo o material vegetal que chega aos ecopontos será triturado e destinado ao pátio de compostagem orgânica na Central de Tratamento de Resíduos. Após o processo, o adubo será distribuído paras as hortas comunitárias e para a população”, explicou o presidente do Daep.
O prefeito Célio de Oliveira afirmou que este convênio atende o Programa Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Penápolis. “A idéia é diminuir a quantidade de resíduos enviada ao aterro sanitário, reaproveitando de forma mais ecológica e integrada ao meio ambiente”, enfatizou.

Funcionamento
Todos os ecopontos terão uma área reservada para o recebimento de galhos, podas e resíduos de limpeza de jardim. O triturador será acoplado a um caminhão basculante e percorrerá todas as unidades para efetuar a trituração. 
O equipamento poderá permanecer até uma semana em cada ecoponto e a operação será realizada pelo servidor que já atua na unidade. A operação de trituração de galhos é simples e pode ser realizada paralela a outras atividades do setor. Todo o material triturado será destinado a compostagem, um processo natural que transforma a matéria orgânica em adubo natural.

Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade