Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/10/2008

TRENZINHO DA ALEGRIA - CRECHE ESCOLA "AUTA DE SOUZA" (25/10/1.965 a ................)

Detalhes Notícia
O Trenzinho da Alegria da Creche Escola "Auta de Souza" foi idealizado e teve como o principal construtor o Sr. ÁLVARO CARVALHO, membro atuante da comunidade espírita Penapolense e que, na época, exercia o cargo de Secretário da Prefeitura Municipal de Penápolis.
Com o seu grande desejo de ver um Trenzinho circulando pelas ruas de nossa cidade, trazendo alegria para nossas crianças e ao mesmo tempo, com a renda auferida, ajudando na manutenção da Creche Auta de Souza, incentivou aos demais companheiros que, por muitas noites, reuniram-se em sua casa, onde tinha uma pequena marcenaria e trabalhando com muito ardor, construíram o nosso Trenzinho.
A pintura do Trenzinho foi feita graciosamente na Oficina do Sr. Nelson Scudeller.
No início, a locomotiva foi montada sobre um trator Ford a gasolina, ano 1.951, que foi doado pelo Sr. Antônio de Luca, proprietário da Fazenda Figueira. O trator estava há muito tempo em desuso e com o motor desmontado, sendo que, após totalmente recuperado graciosamente na Oficina do companheiro José Orives Uloffo (Tito), puxou por longo tempo os cinco vagõezinhos, levando um total de 60 passageiros. Este trator foi permutado por outro com motor diesel, que foi localizado num ferro velho de Araçatuba e passou por uma reforma completa, inclusive o motor, na Oficina do Sr. Laerte Roberto de Souza, sem custo algum para a Creche.
Quando da sua construção, os bancos foram feitos de madeira de pinho que, embora não sendo a mais indicada, foi a escolhida, por ter o preço mais baixo, sendo posteriormente substituído por estrutura de ferro e madeira de ipê, sendo que toda a madeira necessária inclusive para substituição do assoalho, foi doada pelo Sr. Samuel Soares.
As rodas e os pneus dos vagõezinhos são os mesmas usados nos carros wolksvagen, que, na época,  existiam em grande quantidade e facilitou-nos consegui-los usados, sendo que, posteriormente, por doação dos senhores Euclides Garcia do Nascimento (Tidinho) e Benone Soares de Queiroz, foram todos os pneus substituídos por novos.
Até os dias de hoje, todo reparo da parte elétrica é feito pela Auto Elétrica Mundial, do Sr. Vá, sem custo para a Creche.
A realização e manutenção deste sonho, só foi e esta sendo possível por contar com a garra e desprendimento de todos os companheiros que tem trabalhado voluntariamente, sendo os primeiros maquinistas os senhores: Alvaro Carvalho, José Ferrite Bravo e Orlando Beneciute, posteriormente substituído por: Waldeliz Brunhara, Osvaldo Pessoa, Henrique Morelli , Norival Pereira Júnior e José Manoel Agostino.
O Trenzinho foi inaugurado no dia 25/10/1.965, abrindo o desfile de comemoração do 57° aniversário de Penápolis e hoje é com grande alegria que a comunidade espírita penapolense participa desta festa de comemoração do centenário de nossa querida Penápolis e comemoração do 43° aniversário do nosso Trenzinho da Alegria.
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade