Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/12/2008

Trem: Técnicos do DNIT vistoriam ferrovia em Penápolis

Mais um importante passo foi dado ontem para a concretização do projeto do contorno ferroviário de Penápolis. Técnicos do DNIT – Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes e do Ministério dos Transportes estiveram na cidade para uma vistoria do trecho urbano da ferrovia, visando futura elaboração do projeto de engenharia para a construção do contorno. “Nosso sonho está se transformando num projeto e esperamos que num futuro próximo se transforme em obras”, disse o prefeito João Luís dos Santos, que segundo avaliação do próprio superintendente do DNIT, Ricardo Madalena, é uma obra prioritária com fundamentação legal, política e técnica. Os engenheiros Marco Antônio Blotta e Rinaldo Félix da Costa, respectivamente Coordenador de Patrimônio Ferroviário do Ministério dos Transportes e Analista de Infra-estrutura de Transportes do DNIT, se reuniram com o prefeito João Luis e, em seguida, visitaram todas as passagens de nível (cruzamentos da ferrovia com as ruas) compreendidas entre a estrada que dá acesso ao aterro sanitário até a Rodovia Arnaldo Covolan. Os técnicos reconheceram que a obra é necessária e prioritária. “A ferrovia, que no passado foi fator de progresso e desenvolvimento para a cidade, hoje traz riscos de acidentes. Os engenheiros puderam verificar isso nessa visita técnica”, explicou o prefeito. A partir dessa visita técnica, o DNIT deve iniciar os estudos para elaboração do projeto de engenharia do futuro contorno ferroviário. “O estudo preliminar realizado por empresa contratada pela Prefeitura apontou uma alternativa, que certamente será considerada. Mas os técnicos vão analisar todas as alternativas, considerando a viabilidade do ponto de vista técnico, financeiro e ambiental da obra”, acrescentou João Luís. Nesse sentido, será necessária a realização do EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental – Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente).

 

Problemas

A ferrovia na área central da cidade tem representado, nos últimos anos, muitos problemas para o município. Além do risco de acidentes, devido ao aumento do tráfego de trens, cada vez com maior número de vagões, cidade está dividida em dois setores pelos trilhos. A Prefeitura tem arcado com os custos de cerca de 30 vigias nas cancelas da estrada de ferro para evitar a ocorrência de acidentes, sendo que os mesmos poderiam ser remanejados para a vigilância de praças e prédios públicos.

 

Limpeza

Além disso, a limpeza, que é de responsabilidade da concessionária da ferrovia, acaba também sendo feita pela administração municipal, para que a população não seja prejudicada. Prova disso é que durante essa semana a equipe da Secretaria Municipal de Obras deu início à limpeza da área dos trilhos em toda a extensão da ferrovia. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade