Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

31/08/2011

Transporte Coletivo de Penápolis será municipalizado

Após meses de estudos do custo-benefício do Transporte Coletivo Urbano, o prefeito de Penápolis João Luís dos Santos anunciou que a partir de março de 2012, o serviço será municipalizado. A municipalização do Transporte Coletivo visa garantir um melhor atendimento à população, diminuir o valor da tarifa paga pelos usuários e economia de recursos público.
De acordo com o secretário municipal de Administração, Evandro Henrique Moreira, o contrato com a Empresa Cidade Paraizo, que ainda presta serviço no município, termina dia 06 de setembro, entretanto, a Prefeitura vai prorrogar o contrato por mais seis meses. “Acreditamos que seis meses são suficientes para que a Prefeitura consiga estruturar a municipalização do transporte coletivo urbano. E então, a partir de março, o serviço passará a ser municipalizado”, explicou o secretário, que conta com o apoio da Cepan – órgão estadual de consultoria do setor público.
Ele frisa que nesse período a empresa deverá cumprir devidamente o contrato e as pessoas que se sentirem prejudicadas por alguma irregularidade na prestação do serviço deve comunicar ao posto instalado no Terminal Rodoviário.
O secretário Evandro Moreira comentou que manter a terceirização do serviço do transporte seria inviável, pois os valores apresentados pelas empresas para licitação foram muito superiores ao que a Prefeitura já estava pagando à Empresa Cidade Paraizo. “Esse aumento nos custos certamente seria repassado aos usuários, fazendo subir o valor da tarifa. E isso não queremos, pois prejudicaria a população penapolense”, disse.

Novidades
Dentre as novidades com a municipalização do serviço estão: compra de cinco novos ônibus adaptados com elevadores para as pessoas portadoras de necessidades especiais; cinco linhas de circulação diária que atenderá todos os bairros da cidade; cada itinerário com duração de 30 minutos.
Outra medida será a criação do Terminal Integração, com a centralização de todas as linhas e de onde partirá os ônibus para todos os bairros a cada meia hora. Haverá ainda a implantação dos cartões eletrônicos com o bilhete único, que dará a chance do usuário tomar dois ou mais coletivos pagando apenas uma única tarifa, durante o intervalo de uma hora.
Para o prefeito João Luís dos Santos, a municipalização do serviço trará grandes benefícios tanto para a Administração Municipal que terá menos despesas quanto para a população, que pagará menos pelo serviço e terá melhor qualidade.
O transporte coletivo terceirizado recebia muitas queixas por parte da população com relação aos itinerários, atrasos, superlotação, mal atendimento aos usuários, falhas na manutenção, dentre outras. “Queremos melhorar o Transporte Coletivo de Penápolis, atendendo a população de forma digna e com preço acessível”, afirmou o prefeito João Luís.
A prefeitura manterá a isenção da tarifa para os casos garantidos por lei (idosos, estudantes, deficientes físicos, entre outros) e estuda a redução do valor da tarifa para as pessoas pagantes, para que todos possam usufruir do transporte coletivo de Penápolis.

SAC
Até que o transporte coletivo não seja municipalizado, o serviço continuará sendo prestado pela empresa Cidade Paraizo. Portanto, a Administração oferece um posto de atendimento ao usuário, que deverá ser um fiscalizador do serviço do transporte coletivo,  denunciando qualquer irregularidade, por parte da empresa e de seus funcionários.
O Posto de Atendimento fica no Terminal Rodoviário, defronte à área de embarque/desembarque de passageiros, e o funcionamento é das das 13h às 17h. O telefone é o 3652.8794, falar com Fernando Catelan do Nascimento, encarregado do Transporte Coletivo.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade