Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/04/2015

Tradicional festa de São José acontece nesta sexta-feira

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Padre Joaquim Trindade, ao lado da imagem de São José Operário, agradece o envolvimento de todos e convida para as festividades na paróquia

DA REPORTAGEM

A Paróquia de São José Operário realiza neste fim de semana uma série de atividades em celebração ao santo que dá nome à paróquia, no bairro Cidade Jardim. As atividades mais tradicionais, como a carreata e a missa campal acontecem nesta sexta-feira, 1º de Maio, Dia do Trabalhador. A celebração acontece neste dia em virtude de São José Operário ser considerado pelos católicos o santo padroeiro dos trabalhadores. Para o fim de semana está programada ainda uma quermesse na própria comunidade. Antes, no entanto, está sendo realizado na paróquia o Tríduo de São José Operário. As celebrações, que são uma preparação para a festa, iniciaram na noite de ontem e continuam hoje, encerrando-se amanhã, sempre às 19h30. Para esta sexta-feira ocorre a tradicional carreata que deverá passar pelas demais paróquias da cidade e suas comunidades. O início está previsto para as 15h00 com saída da igreja matriz, na Cidade Jardim. Todo o trajeto será acompanhado pela imagem peregrina e em cada comunidade visitada será dada as bênçãos às famílias e trabalhadores. No fim da tarde, às 18h30, está prevista a chegada da carreata à loja ‘Galante Pneus’, onde os participantes da carreata poderão se juntar aos demais fiéis que deverão esperar a imagem para iniciar a procissão até à igreja matriz, às 19h00, oportunidade em que se dará à celebração eucarística. De acordo com o pároco, padre Joaquim Ferreira Trindade, o evento é bastante tradicional na cidade e tem o objetivo de fazer com que as pessoas possam renovar a fé no santo padroeiro. “Além da tradição que possui, existe uma fé em torno de São José Operário pelo fato de ser o padroeiro dos trabalhadores. A figura ainda é muito relacionada à família, o que desperta nas pessoas este interesse em participar da celebração agradecendo e pedindo bênçãos para suas famílias e em seus trabalhos”, comentou. Para ele, a experiência vivida por São José e sua dedicação é motivo de inspiração. “São José foi um exemplo para todos nós por seu trabalho e também como chefe de família. Nele temos exemplo da fé e doação ao próximo, onde nos espelhamos em sua vivência regida pelo Evangelho”, ressaltou. Uma tradicional queima de fogos deve encerrar a celebração. Logo após, serão vendidos salgados e refrigerantes. 

Quermesse
Retomando a tradição das quermesses realizadas no bairro, a paróquia realizará o evento no sábado (02) e domingo (03) com o intuito de arrecadar fundos para a retomada da construção da igreja matriz. “Como todos sabem, a igreja passa por obras de ampliação e que já duram alguns anos, então é muito importante a realização de eventos como estes para que prossigamos com este projeto, retomando as missas na igreja, já que hoje são realizadas de forma improvisada no salão da comunidade”, comentou. No sábado serão servidos assados, salgados e bebidas em geral. Haverá também o sorteio de prêmios. No domingo, será servido almoço com arroz e salada grátis. Também haverá assados e bebidas em geral, além de sorteio de prêmios. A animação será do locutor Souzinha. De acordo com o padre Joaquim Trindade, poder contar com o apoio da comunidade está sendo muito importante. “Quando cheguei na paróquia tive um apoio muito grande da comunidade, que me recebeu muito bem. O envolvimento de todos tem sido muito importante para a realização desta obra material e espiritual, que tem sido fundamental para a fé da comunidade, por isso, tenho muito que agradecer o envolvimento de todos aqueles que, de alguma forma, tem contribuído para a realização deste evento e de tudo o que temos feito na comunidade”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade