Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/07/2007

Tradição: 39ª Festa de São Cristóvão acontece em Braúna

A paróquia São Sebastião, de Braúna, promove no fim de semana a tradicional festa em louvor a São Cristóvão. Considerado protetor dos motoristas e viajantes, o santo é especialmente lembrado no dia 25 de julho. Em sua 39ª edição, a festa terá início amanhã à noite, estendendo-se até a noite de domingo.

O evento atrai moradores de várias cidades da região, principalmente por conta da benção dos carros, realizada na tarde de domingo. Segundo um dos integrantes da comissão organizadora da festa, Jorge Pereira, todos os anos cerca de mil motoristas comparecem com seus veículos para a grande carreata que se forma na cidade no momento da benção.

 

Quermesse

No sábado, as 20h00, começa a quermesse no Clube de Rodeio Chiquito Cortez, com baile na barraca. A animação será da banda Madame Natasha, de Clementina. Além de frango e leitoa assados, pastéis e espetos, comerciantes montarão barracas de guloseimas e batidas. Haverá ainda parque de diversão. Também no sábado, a partir das 23h00, o Clube Cessibra (Centro Social Santa Isabel de Braúna) sedia o Baile dos Motoristas, com a banda Savana, da cidade de Toledo/PR. Os convites estão sendo vendidos a R$ 10,00 e custarão R$ 12,00 na bilheteria. A programação do domingo tem início às 9h00, na paróquia, com a missa para benção das chaves, ministrada pelo padre José Carlos Moreira. A partir do meio-dia, a quermesse prossegue no Clube de Rodeio, com a comercialização de porções como arroz, maionese e creme de milho. Será realizado ainda um leilão de gado na barraca. “Cerca de 50 novilhas foram doadas para o leilão em prol da paróquia, que será as 14h00”, revelou Jorge. As 15h00 começa a benção dos carros e a quermesse prossegue até a noite, com baile na barraca.

A expectativa é que cerca de três mil pessoas prestigiem a festa. A organização conta com o trabalho de dezenas de voluntários. Haverá estacionamento com segurança e uma equipe de seguranças e policiais militares também estarão presentes durante os dois dias de festa.

 

Santo

Cristóvão significa "Aquele que carrega Cristo" ou "porta-Cristo". Guerreiro forte e temido, sonhava em servir ao rei mais poderoso do mundo. Assim, chegou a servir ao imperador romano, mas, com o tempo enxergou na cruz um objeto poderoso, do qual muitos fugiam, e resolveu procurar por um rei que não fugisse dela e em quem figurasse aquele símbolo, sendo isto prova de poder. Foi então que, enquanto descansava à beira de um rio, encontrou um velho eremita cristão que afirmou conhecer o tal rei. Neste momento, surgiu uma caravana do outro lado do rio e o velho sugeriu que ele usasse sua força para transportar aquelas pessoas. Ao carregar uma criança nos ombros, percebeu que nela estava o rei mais poderoso do mundo, Jesus, e converteu-se ao cristianismo. Por sua fé, foi decapitado pelo imperador Décio, no ano 250. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade