Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/01/2009

Trabalho: Hugo inicia trabalho em defesa da saúde pública

Detalhes Notícia

Poucas horas após ser empossado na Câmara Municipal de Penápolis, o vereador Hugo Tadeu Montanari Crepaldi (PDT), deu início à efetivação de um grande projeto em defesa da saúde pública local. A primeira parte do trabalho busca o levantamento geral do atendimento e deficiências do setor. Para a  etapa seguinte Hugo Tadeu antecipa que vai requerer através da Câmara Municipal a realização de uma audiência pública ou Fórum para ampla discussão da saúde pública no primeiro semestre de 2009. “Queremos ajudar a melhorar a saúde pública, somando com todos que têm o mesmo interesse. Existem muitas situações que precisam ser revistas e temos que fazer isso o quanto antes”. Com o apoio da assessoria de imprensa da Câmara Municipal, Hugo Tadeu vem gravando entrevistas sobre casos de suspeita de negligência médica, inclusive com o registro de óbitos. A atuação abrangerá todas as unidades de saúde pública para a produção de um vídeo também para a apresentação no debate do tema. Até ontem já havia a gravação de cinco relatos. “Não vamos divulgar os nomes dos profissionais envolvidos, porque esse não é nosso objetivo. Queremos mostrar sim as situações que  não podem voltar a ocorrer”. Nesta semana, Hugo Tadeu também teve encontro com o promotor de Justiça, Fernando César Purghetti, da 2ª Vara de Justiça, para falar do seu trabalho em desenvolvimento pela Saúde.

Cartilha
Uma das propostas de Hugo Tadeu é o lançamento de uma cartilha ilustrada de orientação à população sobre o atendimento na saúde pública. Para tratar o assunto o vereador marca em fevereiro encontro com professores de medicina da USP.  Ele diz que a idéia consiste em proporcionar aos usuários uma conscientização dos parâmetros básicos de atendimento norteados na área da Saúde, como o tempo e exames numa consulta. “Somos conscientes de que existem circunstâncias e realidades diferentes, mas queremos uma referência para que possamos alcançá-la ou mesmo superá-la”, considera Hugo Tadeu. Pela proposta, a cartilha também promoverá orientações de como a população pode ajudar a melhorar o serviço de Saúde, especialmente do Pronto Socorro Municipal, que possui acentuado número de atendimentos de casos que não são de urgência ou emergência.

Postinhos
Entre tantas situações de demanda de melhorias na saúde pública, Hugo Tadeu avalia que os Postinhos de Saúde devem ser totalmente revistos. Segundo ele, pequenas estruturas em várias regiões não proporcionam resultado eficiente. “O que adianta ter um pequeno local, sem profissionais a contento, com atendimento bastante insatisfatório? Temos que discutir o investimento nas macros de Saúde”, opina Hugo Tadeu. Outro ponto repercutido por ele aponta necessidade para uma revisão do Programa Saúde da Família (PSF). “Esse serviço na cidade não funciona como preceitua o governo federal. Existem desvios de função, os agentes de saúde não são na sua maioria moradores do bairro onde trabalham, faltam uniformes, além de outras situações”.

Investimentos
Hugo Tadeu acrescenta que a administração precisa dentro de uma política de modernização,  informatizar todo o sistema de saúde na cidade, visando também um prontuário em rede de todos os pacientes. No Pronto Socorro, além de um treinamento especial para os funcionários, inclusive  no aspecto psicológico, ele quer a implantação de um sistema de monitoramento por câmeras na recepção e corredores da unidade, o que possibilitaria maior segurança e acompanhamento de fiscalização do trabalho.

Ultra-som
Na parte de exames, Hugo Tadeu afirma que o ultra-som consiste numa das maiores e graves dificuldades no sistema de Saúde. A demanda reprimida para ultra-som de mama, abdômen  e transvaginal causa espera superior a um ano. Imprensa/Câmara

Foto: Hugo Tadeu levanta casos de mau atendimento e anuncia que vai requerer uma audiência pública sobre a Saúde

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade