Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/09/2010

TRABALHO: Falta de postura é um dos principais erros cometidos

DA REPORTAGEM

Muita gente acredita que estar contratado é garantia de permanência no emprego. Esse tipo de atitude pode gerar problemas na sua carreira. Um dos principais erros dentro da empresa é a falta de postura, achar que no trabalho você está em casa, à vontade. Como por exemplo, entrar em ambientes sem ser convidado, fazer piadas o tempo todo, mostrar uma intimidade que não existe. Funcionários que tenham este tipo de comportamento são comuns nas empresas. São os famosos "inconvenientes". Estas pessoas também costumam abusar do telefone e do computador da empresa para assuntos pessoais. E usar roupas como se estivesse na praia ou na academia? No "casual day" até pode se colocar uma calça jeans, uma camisa. O que não pode é colocar a mini-saia super curta. Hábitos de higiene são fundamentais para manter o bom relacionamento na empresa. Um dos piores comportamentos, na opinião de quem contrata, é o mau humor. "Competência básica é ter bom humor no trabalho", explica a consultora de Recursos Humanos, Renata Balduzzi. Excesso de nervosismo e ansiedade também comprometem a imagem. "É preciso desestressar, não pode passar isso para todo mundo, principalmente quando o stress vem de fora da empresa. Se você está fazendo aquilo que gosta, faça bem feito", completa. A consultora lembra que as empresas avaliam a capacidade técnica na hora de contratar, mas é o comportamento que vai definir o tempo no emprego. "É importante que possamos atentar a essas questões comportamentais que façam as outras pessoas que trabalham com você te enxergarem de uma maneira positiva, pró-ativa, agradável e perceberem em você uma atitude para frente, não basta ser bom, tem que agradar quem está ao seu lado", ressalta. Ela afirma ainda que, tudo o que é demais também pode ser um problema. "É preciso tomar certas atitudes no emprego, mas, ao mesmo tempo, se atentar; quando você começa a se destacar você vira alvo de inveja entre seus colegas, eles podem fazer com que seu trabalho caia e que você não tenha mais tanto prestígio", lembra.

Briga no trabalho

Há dois meses, Wanderson Jesus Rodrigues, 24 anos, perdeu o emprego por causa de uma briga no trabalho. Ele chegou a jogar um objeto num colega da empresa. "O que me levou a fazer isso foi o ciúme, uma atitude de um colega de trabalho que eu não gostei. Minha namorada trabalhava no mesmo local e eu acabei perdendo minha cabeça e sendo demitido por justa causa", conta ele. Desempregado, ele aprendeu uma lição. "O que fica é que devemos pensar antes de agir, independente da situação. Nada que uma boa conversa não possa resolver as coisas." Ele diz estar preparado para o próximo emprego. "Vou saber resolver a situação e lidar melhor com ela", conclui Wanderson. A consultora de RH confirma.

"No emprego tudo precisa ser conversado, você não pode tomar uma atitude de serviço sem antes consultar o seu responsável, com as amizades é a mesma coisa, precisamos conversar com os companheiros, saber o que eles pensam de determinadas coisas e sempre que houver algum problema, a conversa é a melhor solução", afirma. O emprego deve ser considerado nossa segunda casa; temos o direito de ter certas intimidades, mas o limite e o bom senso são fundamentais na hora de se ter um bom relacionamento com amigos de trabalho, a paciência e a educação são fatores fundamentais para isso. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade