Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/12/2006

Trânsito: Nardão apresenta proposta para controle de bicicletas

Detalhes Notícia

O vereador Nardão Sacomani (PFL), apresentou ao prefeito João Luís dos Santos (PT), pesquisa com documentos, fotos e diversas informações que podem contribuir muito para melhorar o trânsito e o controle de bicicletas em Penápolis. Trata-se de proposta de estudos para o cadastramento e emplacamento de bicicletas. O assunto foi apurado in loco por Nardão Sacamoni, acompanhado pelo vereador Mauro Olympio (PFL), no município de Morro Agudo, de 28 mil habitantes, onde as bicicletas passaram a ter maior atenção do poder público municipal desde abril de 2005.

Os resultados alcançados com o emplacamento das bicicletas são amplos e positivos. Nardão Sacomani e Mauro Olympio verificaram que o trânsito melhorou significativamente, além da queda do índice de furtos e maior facilidade para a recuperação  de bicicletas pelas polícias civil e militar.  Em Morro Agudo todas as bicicletas, novas e usadas devem ser emplacadas no Departamento Municipal de Trânsito, o qual fornece uma carteirinha para os condutores delas. O custo para documentação e emplacamento é de R$ 5,00. Antes de efetivar a obrigatoriedade do cadastramento das bicicletas, a administração municipal de Morro Agudo fez divulgação da medida durante cinco meses e concedeu isenção da taxa para o serviço. Vencido o prazo, bicicleta flagrada sem placa passou a ser apreendida pela polícia militar. Em reincidência é cobrada multa de R$ 10,00, valor que dobra a partir de novas infrações.  

Nardão Sacomani iniciou há 30 dias estudos sobre o trânsito e controle de bicicletas após tomar conhecimento do alto índice de furtos em Penápolis. “De cada 10 furtos, 4 são de bicicletas. Sem contar que ainda é muito comum em Penápolis o trânsito de bicicletas na contra mão de direção”. Nardão lembra  que o município de Penápolis possui a lei nº. 466, de 15 de maio de 1995, que dispõe sobre o trânsito de bicicletas, inclusive o emplacamento, mas que até hoje nunca foi aplicada. Para aprofundar as discussões para o emplacamento de bicicletas, ele já contatou comerciantes do setor. A expectativa é que a administração municipal promova um encontro para tratar do assunto.

 

Canaleta

Outra medida pesquisada por Nardão Sacomani e encaminhada ao prefeito João Luís aponta a construção de canaleta de ferro, o que evita deteriorações freqüentes como acontece em Penápolis.

 

Trânsito 

Nardão Sacomani também aguarda da prefeitura o aproveitamento de projetos de trânsito levantados por ele no município de Jaú. Nessa pesquisa, o pefelista levou até o prefeito João Luís, mas até hoje nada se efetivou. Uma das principais defesas de Nardão Sacomani é a contratação de um engenheiro de trânsito pela administração municipal. Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade