CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
08/03/2017
Trânsito e drogas: Novos assuntos são discutidos por Conselho de Segurança
DA REPORTAGEM
O Conselho Municipal de Segurança (Conseg) de Penápolis se reuniu mais uma vez nesta terça-feira (07) para debater assuntos relacionados à comunidade. Representantes de órgãos de segurança e da sociedade se reuniram, participando membros das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, além do Sincomércio, Conselho Tutelar, membros do Conseg e ainda o prefeito de Penápolis Rubens Bertolini.
Dentre os assuntos discutidos estava o trânsito e seu desenvolvimento, o som alto em veículos e também o envolvimento de jovens e adolescentes com as drogas e o tráfico.
Com a presença do chefe do Serviço de Infraestrutura Urbana, Janduy Martins de Sousa, foram levantadas algumas questões sobre como o trânsito está sendo tratado na cidade. Os participantes da reunião querem saber como é feito o planejamento do trânsito de ruas e avenidas e também sobre a manutenção e aplicação da sinalização, estando de forma adequada para que o motorista possa ser bem orientado e evitar acidentes.
Uma das preocupações dos membros do Conseg é em relação ao desenvolvimento da cidade. Segundo tratado no encontro é preciso estar atento quanto ao crescente número de veículos circulando na cidade e de que forma o trânsito pode ser melhorado, principalmente em relação ao planejamento sobre mobilidade urbana nos novos bairros e também na área central, que é diretamente atingida por este crescimento.
O trabalho feito pelo Corpo de Bombeiros de orientação aos motoristas e pedestres nas principais vias da cidade, e também as de maior incidência de acidentes, sobre educação no trânsito também foi lembrado na reunião.
Ainda sobre a questão de veículos, os participantes do encontro falaram também sobre a aplicação da lei que proíbe o som alto em veículos, de modo a causar incômodos às demais pessoas.
Segundo a PM, a nova determinação facilitou a fiscalização para este tipo de infração, já que não é mais necessária a utilização de um decibelímetro para medição do volume do som, isso por que, muitas vezes, isso impedia que o policial pudesse fazer a fiscalização, já que o proprietário do veículo acaba diminuindo o volume.
A PM voltou a destacar ainda a importância da atividade delegada quanto à fiscalização deste tipo de contravenção, já que a PM possui outras demandas na cidade, como as ocorrências de furtos e roubos.
Drogas
O uso de drogas e o tráfico praticado por jovens e adolescentes voltaram a ser assuntos discutidos pelo Conseg. Novamente eles falaram sobre a aglomeração de jovens em locais públicos aos finais de semana, gerando incômodos para moradores próximos.
Representantes do Conselho Tutelar também ressaltaram a importância do apoio de outros órgãos em relação à fiscalização de adolescentes, já que a entidade, sozinha, não estaria conseguindo ir ao foco do problema.
Os membros lembraram ainda a importância de um trabalho social junto às famílias dos menores, que deve servir como apoio para evitar que entrem para o mundo das drogas.
Para eles, além de crescer a cidade, é preciso crescer a infraestrutura, já que sem o devido planejamento, é a população quem acaba sendo o maior prejudicado.
Todos os assuntos discutidos serão passados em ata e encaminhados para os diversos órgãos competentes e que estejam relacionados aos trabalhos. Além disso, está sendo cobrada ainda união para que ideias possam ser colocadas em prática.
Segundo o presidente do Conseg, João dos Santos, o Jaó, o envolvimento de todos é muito importante para a comunidade. “Estamos discutindo assuntos que são pertinentes a todos, visando a melhoria da comunidade e o bem estar de todos, por isso, o envolvimento é necessário para que possamos colocá-los em prática, através de ações que ofereçam melhor infraestrutura para a comunidade, seja no trânsito ou na retirada de jovens e adolescentes das ruas através de seu crescimento social”, afirmou.
Já para o prefeito Rubens Bertolini, que também participou do encontro, a prevenção é a melhor maneira de se evitar problemas futuros. “A união destes órgãos acontece em um momento bastante oportuno. Sabemos que a cidade tem passado por alguns casos isolados, mas vejo esta ação como algo que venha a evitar algo mais grave no futuro e que prejudique nossa cidade e, principalmente, os nossos jovens”, ressaltou.
A próxima reunião do Conseg deve acontecer no mês de abril, onde novos assuntos relacionados à segurança da comunidade voltarão a serem discutidos.
(Rafael Machi)
Imagens da semana
© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.