Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/10/2008

Trégua: Polícia Civil interromperá greve durante eleições

A Polícia Civil, conforme informou ontem o delegado Mauro Gabriel, interromperá a  a greve iniciada há mais de 15 dias e trabalhará com todo o efetivo amanhã, 5, durante a realização das eleições municipais. A decisão foi tomada no final da tarde de quinta-feira durante um encontro da categoria em Araçatuba. A importância do pleito pesou na decisão. Os policiais darão apoio aos policiais militares e atuarão para impedir ilícitos normais do dia-a-dia e boca-de-urna. O eleitores poderão votar usando camisetas e bonés com a estampa de seu candidato, porém de forma silenciosa. As sessões eleitorais serão abertas às 08h, com duração até às 17h, quando a apuração dos votos terá início no Cartório da 87ª Zona Eleitoral. Por volta das 20h, segundo os responsáveis, já será possível conhecer o resultado das urnas. Para o processo foram preparadas 115 urnas eletrônicas, e, conforme informou o chefe de cartório, Samuel da Silva Pereira, deste total, 104 serão instaladas e 11 ficarão de reserva caso ocorra à necessidade de substituição. Outras 11 urnas de cédulas de papel foram lacradas para ficarem de reservas. O modelo, chamado de voto mecânico, somente será utilizado em caso extremo, ou seja, somente se as eletrônicas de reserva também apresentarem problemas na substituição. Penápolis conta com 17 locais de votação e 42.960 eleitores aptos a votar. O candidato Cláudio Gomes Dias, o Cláudio Tiradentes, inscrito na EE. Augusto Pereira de Moraes, votará às 10h. Já seu adversário, João Luís dos Santos, que vota no Marcos Trench, irá às urnas às 15h.

Plantão
O Cartório Eleitoral dará prosseguimento hoje e amanhã ao atendimento em sistema de plantão. Amanhã a abertura está prevista para às 06h30. Em caso de dúvida o eleitor poderá se dirigir ao local (rua São Francisco 140) para receber os esclarecimentos necessários. Dentre as informações, as mais corriqueiras são de eleitores que não sabem onde votar. Caso tenha perdido o título de eleitor, outro documento de identificação será aceito pelos mesários. Nesta eleição, entretanto, a Justiça Eleitoral está solicitando aos eleitores que levem, além do título de eleitor, também um documento com fotografia, que deverá ser apresentado ao mesário.
As justificativas de voto, que nestas eleições terão que ser feitas obrigatoriamente em qualquer uma das 104 urnas eletrônicas, para maior rapidez no processo deve ser preenchido com antecedência. É interessante também aos interessados procurarem se inteirar das sessões com menor número de eleitores, o que evitará longas filas. (SRF)

Juiz alerta contra proibição de celulares

O juiz da 87ª Zona Eleitoral, Luciano Brunetto Beltran, reforçou ontem, durante uma entrevista coletiva, o alerta no sentido dos eleitores não irem votar portando aparelhos celulares ou máquinas fotográficas. O motivo está ligado à tentativa da Justiça Eleitoral em impedir que os eleitores registrem o momento em que está votando, mantendo o sigilo. A determinação, destacou o juiz, é do Tribunal Superior Eleitoral. Outra novidade este ano é a exigência da apresentação, além do título de eleitor, ainda de um documento com foto. "A medida também tem por finalidade preservar a lisura do pleito", destacou o juiz. Pelo fato da informação ter surgido de última hora, deverá prevalecer o bom-senso dos mesários em relação a aceitar os menos informados que forem votar apenas com o título eleitoral. Os mesários também irão permitir que pessoas idosas, ou com algum tipo de deficiência, recebam ajuda de um acompanhante no ato de votar. (SRF)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade