Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/04/2007

Tomografia e ultra-som: Vereadores defendem obtenção de aparelhos

A Câmara Municipal de Penápolis está promovendo ações na tentativa de que a cidade passe a contar com aparelhos de tomografia e ultra-som na área pública. A pedido do vereador Francisco José Mendes (PSDB), o Tiquinho, foi formalizado na segunda-feira da semana passada pedido de doação dos dois aparelhos e uma ambulância à Diretoria Regional de Saúde (DIR-VI) de Araçatuba. O documento ressalta que o município de Penápolis e a sua comarca, somando mais de 100 mil habitantes, vivem um caos para exames de ultra-som e mamografia. “A fila de espera é enorme. A Secretaria Municipal de Saúde tem encaminhado quase a totalidade dos pedidos de Penápolis para Promissão. Entre os diversos casos, tem o de um menino de 3 anos, cuja mãe não conseguia agendar ultra-som, mesmo com suspeito de problema no rim”, informou Tiquinho no requerimento à DIR.

Já em discurso na tribuna da Câmara Municipal, ele acrescentou que os 43 municípios  da região abrangidos pela Diretoria Regional de Saúde contam com apenas 3 aparelhos de mamografia e ultra-som na rede pública.

O vereador Adalgiso do Nascimento (PMDB), o Ziza, reforçou que Penápolis e os municípios da comarca totalizam um significativo número de habitantes e que já está no momento dessa região ser beneficiada com aparelhos de tomografia e ultra-som. “O governo estadual tem canalizado o atendimento na área da Saúde em Araçatuba, mas Penápolis e a comarca têm demanda suficiente para uma outra estrutura”. O vereador Nardão Sacomani (DEM), repercutiu a grande sobrecarga e o tempo de espera para exames no Hospital de Promissão . Ele citou que os aparelhos de tomografia e ultra-som totalizariam investimento de cerca de R$ 300 mil. “O município de Penápolis tem um orçamento R$ 13 milhões na área da Saúde, já descontados os valores da folha de pagamento. Será que não dá para comprar esses aparelhos?” O presidente da Câmara Municipal, Ivan Sammarco (PMDB), disse que ultra-som e tomografia são exames básicos  para avaliação médica. “É um absurdo a cidade de Penápolis não contar com esses aparelhos na área pública”.

 

Pluvial

Tiquinho indicou à administração municipal a construção de bacias de escoamento em concreto nas Ruas Luiz Rosa Pereira e Antonio Makassian, em suas confluências  com a Avenida Guerino Polônio, no Jardim Del Rey, e o envio de dois caminhões de terra para reforço dos palanques da horta comunitária  do  mesmo bairro. Nardão Sacomani indicou a colocação de bancos e cobertura na Macro 2 de Saúde. Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade