Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/09/2022

Todo dia é Dia do Tietê: Este importante rio tem um dia especial para comemorar

Imagem: Mosaico/Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada do Baixo Tietê
Detalhes Notícia

DA REDAÇÃO

Os índios o chamavam de Anhembi, mas ele ficou famoso como Tietê, o rio das conquistas, o caminho dos Bandeirantes nos séculos XVI - XVII. A origem do nome do rio Tietê vem do tupi-guarani que significa: ti – rio e ete – grande, fundo, verdadeiro, ou seja, rio grande ou verdadeiro e segundo pesquisadores, têm entre 10 e 15 milhões de anos.
A hidrografia do Tietê é destaque nacional por se tratar do principal rio que passa pela maior metrópole brasileira, cruzando toda a região metropolitana de São Paulo, escoando para o interior do Estado até sua foz no rio Paraná, sendo um dos principais afluentes desta bacia hidrográfica.
Ao contrário da maioria dos rios brasileiros, o Tietê se volta para o interior e não para o oceano, característica que o tornou um importante instrumento na colonização do Brasil. A sua nascente fica a 1.120 metros de altitude, na Serra do Mar, mas apesar de estar a apenas 22 quilômetros do litoral, o relevo o obriga a fluir em sentido inverso, atravessando o Estado de sudeste a noroeste, até desaguar no lago formado pela barragem de Jupiá, no rio Paraná, na divisa entre os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A Hidrovia Tietê-Paraná (constituída pelos rios Tietê, Paraná, Piracicaba, Paranaíba e Grande), possibilita o transporte fluvial entre os Estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, interligados pelo canal artificial de Pereira Barreto, tornando navegável 2.400 km livres para navegação e escoamento de inúmeros produtos.
Em seus 1.136 quilômetros de extensão a partir de sua nascente em Salesópolis, o curso do Tietê é responsável por abastecer, de forma direta, quase 20 milhões de habitantes, além de outros milhares que se beneficiam de forma indireta, como pela produção de energia. Ele também exerce papel importante para aproveitamento econômico, com atividades de navegação, abastecimento de água, pesca, turismo e a presença de usinas hidrelétricas.
A sua bacia compreende seis sub-bacias hidrográficas: Alto Tietê, onde está inserida a região metropolitana de São Paulo; Piracicaba; Sorocaba/Médio Tietê; Tietê/Jacaré; Tietê/Batalha e o nosso Baixo Tietê.
O rio Tietê é frequentemente retratado na cultura e nas artes, como a HQ "Piratas do Tietê", criada pela cartunista Laerte, no poema “Meditação sobre o Tietê” de Mário de Andrade e no musical de artistas de nossa região, “As aventuras do Rio Tietê”, projeto proposto pelo Comitê do Baixo Tietê, de autoria da Trupe Cobra d'Água, que foi premiada pela maior autoridade das águas no país, a ANA (Agência Nacional das Águas).
O dia 22 de setembro, data escolhida para comemorar o Rio Tietê, possui duas leis em vigor, uma criada em 1992 e a outra em 2002, sendo que a primeira comemora o “Dia do Rio Tietê” e a segunda a “Semana de Preservação do Rio Tietê”, ambas com objetivo de conscientizar os moradores dos quase oitenta Municípios banhados por suas águas, quanto às questões ambientais, os graves problemas de poluição, sua importância histórica e seus múltiplos benefícios, além de dar continuidade à discussão de relevantes projetos ambientais.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê homenageia este rio todos os dias, contando sua história através dos diversos projetos de preservação, das ações realizadas em prol da região, das obras financiadas pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), as quais contribuem sobremaneira para melhoria da qualidade dos recursos hídricos em áreas urbanas ou rurais com o propósito de garantir a água em quantidade e qualidade para todos.

SERVIÇO: Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada do Baixo Tietê

comitebaixotiete.org.br

Facebook / Instagram / Youtube: comitebaixotiete

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade