Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/04/2009

Tiro de Guerra programa atividades na Semana do Exército

Detalhes Notícia

O Tiro de Guerra de Penápolis programou inúmeras atividades para comemorar a Semana do Exército que começa amanhã, 13. Os eventos antecedem o aniversário do Exército Brasileiro que ocorre no dia 19 de abril. Segundo o 1º Sargento Gleberson José Batista Dias, o objetivo das atividades é enfatizar as raízes do Exército Brasileiro, destacando a miscigenação de raças, o plurarismo étnico, o nacionalismo autêntico e a tradição de amor à liberdade.
A programação prevê culto à Bandeira e ao Hino Nacional e palestras na EE Adelino Peters (dia 13), EE Yone Dias de Aguiar (dia 14), Colégio Anglo (dia 14), Funepe (dia 15) e Oceu Positivo (dia 16). No dia 17 de abril, às 07h30, será realizada solenidade na sede do TG. NA oportunidade, implementando o projeto “Nossa Bandeira – Escola de Civismo”, receberão kits oferecidos pelo Exército Brasileiro as EMEFs Marcos Trench, Harume Kubota da Silva, Elza Nadai Silvino, Joana Helena de Castilho Marques e Darcy Aparecida Buranello Marin.

Dia do Exército
Nos Montes Guararapes, em Pernambuco, palco da vitoriosa batalha contra o invasor holandês em 19 de abril de 1648, a Força Terrestre do Brasil forjou-se. Integrados por índios, brancos, negros e mestiços, cimentaram as bases da nossa nacionalidade. Os momentos épicos ali vividos encerram profundo significado para o Exército. Representam ideais cultuados há 356 anos no coração e na alma de cada um dos seus integrantes: Fé, Bravura, Honra e Pátria. O Exército Brasileiro é o segmento terrestre das Forças Armadas (FA). Exército e Forças Armadas são Instituições nacionais constituídas pela sociedade brasileira para defender a Pátria como nação independente e soberana, garantir a integridade territorial e a paz interna, bem como lhe assegurar a convivência pacífica e o respeito no cenário internacional. A Constituição Federal estabelece a missão constitucional que sela o compromisso da Força e de seus componentes com a Nação e a Sociedade. É ponto de honra para o Exército e para o soldado a dedicação integral a esse compromisso, com engajamento de corpo e alma.

Missão do Exército Brasileiro

- Assegurar a defesa da Pátria;
- Contribuir para a dissuasão de ameaças aos interesses nacionais;
- Realizar campanha militar terrestre para derrotar o inimigo que agredir ou ameaçar a soberania, a integridade territorial, o patrimônio ou os interesses vitais do Brasil;
- Garantir os Poderes Constitucionais, a Lei e a Ordem;
- Manter-se em condições de ser empregado em qualquer ponto do território nacional, por determinação do Presidente da República, de forma emergencial e temporária, após esgotados os instrumentos destinados à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, relacionados no art. 144 da Constituição;
- Participar de operações internacionais, de acordo com os interesses do País;
- Participar do desenvolvimento nacional e da defesa civil, na forma da Lei;

Síntese dos deveres, valores e ética do Exército:
- Patriotismo: amar a Pátria – História, Símbolos, Tradições e Nação – com a determinação de defendê-la com o sacrifício da própria vida.
- Dever: cumprir a legislação e a regulamentação a que estiver submetido com autoridade, determinação, dignidade e dedicação além do dever, assumindo a responsabilidade pelas decisões que tomar.
- Lealdade: cultuar verdade, sinceridade e sadia camaradagem, mantendo-se fiel aos compromissos assumidos.
- Probidade: pautar a vida, como soldado e cidadão, por honradez, honestidade e senso de justiça.
- Coragem: ter a capacidade de decidir e fazer valer a decisão, mesmo com o risco de vida ou de interesses pessoais, no intuito de cumprir o dever, assumindo a responsabilidade por sua atitude. (PH)

Foto: Todas as unidades militares do país comemoram a Semana do Exército

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade