Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/03/2010

Tiro de Guerra inicia ano de instrução

Detalhes Notícia

Com a matrícula de 50 Atiradores teve início na última segunda-feira, 1, o ano de instrução no Tiro de Guerra de Penápolis. Os jovens matriculados para a prestação do Serviço Militar freqüentarão as instruções de segunda à sábado, das 06h00 às 08h00. No total, eles cumprirão uma carga horária de 480 horas distribuídos em Ordem Unida, Treinamento Físico-Militar, Higiene e Primeiros Socorros, Prevenção e Combate a Incêndio, Camuflagem, Armamento-Munição e Tiro, Defesa Antiaérea e Anticarro, Defesa do Aquartelamento, Defesa Territorial e Garantia da Lei e da Ordem, entre outras, Além disso, os Atiradores atuarão em colaboração com a Prefeitura Municipal e Fundo Social participando de campanhas e eventos, com destaque para a Campanha do Agasalho, Dia de Combate à Dengue, Dia Mundial do Meio-Ambiente, etc... O encerramento do ano de instrução está previsto para o dia 1 de dezembro.

Instrutor
As instruções no TG local serão ministradas pelo 1º Sargento Fladimir Fogliatto. Ele assumiu a função em substituição ao 1º Sargento Gleberson José Batista Dias, que transferiu-se para Manaus/AM. Natural de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o 1º Sargento Fladimir Fogliato nasceu no dia 08 de Novembro de 1968. É casado com Ana Cristina de Souza Sant’Anna Fogliato e tem dois filhos: Matheus de Souza Sant’Anna Fogliatto (15 anos) e Monique de Souza Sant’Ana Fogliatto (13 anos). O 1º Sargento Fogliatto incorporou no Exército Brasileiro no dia 02 de Fevereiro de 1987, servindo no Parque Regional de Manutenção/3, em Santa Maria/RS. Com 22 anos de carreira no Exército Brasileiro, já serviu também no 3º Batalhão de Comunicação do Exército (Porto Alegre/RS), 1º Batalhão de Comunicação Divisionária (Rio de Janeiro/RJ), 1º Batalhão de Comunicação Divisionária (Santo Angelo/RS), 51º Batalhão de Infantaria de Selva (Altamira/PA), Hospítal Geral (Juiz de Fora/MG), Comando da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada (Juiz de Fora/MG), TG 04-035 (Nanuqu/MG) e 14ª Companhia de Comunicação Mecanizada (Dourados/MS).

Os Atiradores matriculados no corrente ano são os seguintes:

- Alan Bruno Lemes
- Alex Augusto Pizollio
- Allan Donizetti da Silva
- Allan Ferreira Jacobsen
- Anderson Rocha Vanzela
- Anderson Parra Santos de Almeida
- André Felipe Silva
- Bruno Domingues de Oliveira
- Carlos Eduardo Dourado
- Cleberson Campana de Souza
- Cleiton Fabrício Luz da Cruz
- Cristian Garcia da Silva
- Daniel Jean Rodrigues
- Daniel Wellington Cerino dos Santos
- Danilo José de Oliveira
- Danilo Puche Ferreira
- Danilo Tomazini Moraes
- Danilo Victor Cerino dos Santos
- Deirik de Oliveira Madureira
- Diego Guedes de Paula
- Eduardo da Silva Chinelatto
- Eduardo Theodoro Fernandes
- Everton Pereira da Costa
- Fabrício André Lopes
- Francis Donizeti Santana Gobbo
- Gabriel Aparecido Soares
- Gustavo Aparecido Machi
- Heitor José da Silva Oliveira
- Igor Tessari Ortiz
- Jean Marcel Camargo de Athayde
- João Fernandes Leal Sanches
- Junior Trindade Gastaldi
- Kelvin de Oliveira Leme
- Leandro da Silva Milani
- Leandro Garcia Gomes
- Leonardo Pereira de Souza
- Luan Ferracini Lima
- Lucas Fernando de Oliveira Bolline
- Lucas Henrique Collevatti Sena Monteiro
- Luiz Fernando da Silva
- Maicon Renan Faxina Meira
- Maikon Higino de Moura
- Marcelo Vitor Correia de Souza
- Patrick Ferreira Brito de Almeida
- Renan de Souza Gonçalves
- Renan Ferreira Naitzke
- Renan Mendes de Souza
- Ricardo Diniz Oliveira
- Vinicius Orives de Oliveira
- Willian Pereira Borges

Foto: As instruções no TG local tiveram início segunda-feira, 1

Tiros de Guerra nasceram em 1902

O Tiro de Guerra é uma instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar reservistas para o exército. OS TGs são estruturados de modo que o convocado possa conciliar a instrução militar com o trabalho ou estudo. A organização de um TG ocorre em acordo firmado com as Prefeituras e o Comando da Região Militar. O Exército fornece os instrutores, fardamento e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibiliza as instalações. Existem hoje mais de 200 TG's distribuídos por quase todo o território brasileiro. A origem dos tiros de guerra (TG) remonta ao ano de 1902 com o nome de linhas de tiro, quando se fundou em Rio Grande (RS) uma sociedade de tiro ao alvo com finalidades militares – esta, a partir de 1916, no impulso da pregação de Olavo Bilac em prol do serviço militar obrigatório, transformou-se, com o apoio do poder municipal, nesse tipo de organização militar tão essencial à formação de reservistas brasileiros.

Objetivos
O objetivo dos TG's é formar reservistas de 2ª categoria aptos ao desempenho de tarefas no contexto da Defesa Territorial e Defesa Civil. A formação do atirador é realizada no período de 40 semanas, com uma carga-horária semanal de 12 horas, totalizando 480 horas de instrução. Há um acréscimo de 36 horas destinadas às instruções específicas do Curso de Formação de Cabos, e um terço desse tempo é direcionado para matérias relacionadas com ações de saúde, ação comunitária, defesa civil e meio ambiente. Por curiosidade a etimologia da palavra vem do latim tiro, termo usado para descrever novato, jovem soldado e recruta.

Missão
Os Tiros de Guerra, são uma experiência brasileira vigente desde 7 de setembro de 1902, quando Antônio Carlos Lopes fundou, na cidade de Rio Grande/RS, uma sociedade de tiro ao alvo com finalidades militares e, depois de 1916, foram impulsionados pela pregação patriótica de Olavo Bilac - Patrono do Serviço Militar, sendo conseqüência, sobretudo, de um esforço comunitário municipal. Os Tiros de Guerra (TG), são Órgãos de Formação da Reserva (OFR), que possibilitam a prestação do Serviço Militar Inicial, no município sede do TG, dos convocados não incorporados em Organização Militar da Ativa (OMA), de molde a atender à instrução, conciliando o trabalho e o estudo do cidadão. Além de propiciar a prestação do serviço militar inicial, os TG devem: contribuir para estimular a interiorização e evitar o êxodo rural; constituir-se em pólos difusores do civismo, da cidadania e do patriotismo; colaborar em atividades complementares, mediante convênio com órgãos federais, estaduais e municipais, no funcionamento de ensino profissionalizante em suas dependências e na utilização das mesmas em práticas cívicas, esportivas e sociais, em benefício da comunidade local.

Objetivos
A instrução no TG deve ter por objetivo a preparação de: munícipes conhecedores dos problemas locais, interessados nas aspirações e realizações de sua comunidade, e cidadãos integrados à realidade nacional; reservistas de 2ª Categoria (Combatente Básico de Força Territorial), aptos a desempenharem tarefas limitadas, na paz e na guerra, nos quadros de Defesa Territorial, GLO, Defesa Civil e Ação Comunitária; líderes democratas, atentos aos ideais da nacionalidade brasileira e à defesa do Estado Democrático de Direito.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade