Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

31/08/2021

Terror: Assalto causa mortes e pânico em Araçatuba

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
Agências bancárias ficaram destruídas após explosões provocadas por bandidos durante assalto em Araçatuba

DA REPORTAGEM

Araçatuba teve momentos de terror no fim da noite de domingo (29) e a madrugada desta segunda-feira (30) durante o mega-assalto a agências bancárias daquela cidade que terminou com três mortos, três detidos e cinco feridos. Lojas, empresas, escritórios e escolas ficaram fechados pela ameaça de explosões de artefatos que a quadrilha espalhou pela cidade. Várias ruas do centro foram interditadas para evitar a circulação de pessoas, já que os artefatos estão equipados com sensores de proximidade, segundo a polícia.
Um desses explosivos deixou gravemente ferido um morador de 25 anos que passava de bicicleta por um dos pontos. A polícia não sabe se ele apenas se aproximou de uma dinamite ou se chegou a tocá-la, mas o artefato explodiu e atingiu o homem, que teve os pés e os dedos das mãos amputados.
Era por volta da meia-noite quando moradores começaram a ouvir dezenas de disparos de armas de fogo. 
A Polícia Militar divulgou nota na manhã desta segunda-feira, confirmando que a agência do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal instaladas na praça Rui Barbosa, conhecida como “praça do Boi”, foram alvos de bandidos durante o assalto.
Os ladrões utilizaram explosivos para ter acesso ao dinheiro e uma terceira agência foi alvo de tiros, porém, apesar dos danos, nada teria sido roubado nesse caso.
Segundo a polícia, a quadrilha utilizou drones para auxiliar na ação criminosa, tanto na chegada ao perímetro urbano como na fuga para a zona rural do município. Foram deixados explosivos em pelo menos 14 pontos da cidade e um caminhão carregado com emulsão foi abandonado na frente de uma das agências bancárias atacadas.
Ainda de acordo com o que foi divulgado, durante a fuga veículos utilizados na ação foram deixados junto com farta munição e armas de grosso calibre, inclusive fuzis calibre .50 e 7.62 mm. Também foram recolhidos “miguelitos”, que são artefatos de metal utilizados para furar pneus de veículos.
A polícia destacou ainda que, pelo menos, 20 bandidos atuaram na ação e rodovias da região foram interditadas pelos bandidos, que utilizaram veículos em chamas para despistar os policiais. Para monitorar os policiais, os criminosos contaram com o auxílio de drone.
Eles também cercaram o batalhão do Baep e o CPI, bases da Polícia Militar.
A PM informou que foram dois confrontos com tiros, um no Baep e outro no centro de Araçatuba.
Além disso, moradores que passavam pelas ruas do centro no momento do roubo acabaram sendo feitas de reféns pelos bandidos. Vídeos que circularam pelas redes sociais mostram pessoas sendo feitas de escudo humano. Em outro vídeo, os reféns são colocados em cima de veículos usados pelos bandidos em movimento para evitar que a polícia atirasse nos veículos.
Parte dos criminosos fugiu em direção ao bairro Taveira, área rural, onde um criminoso foi encontrado morto dentro de um carro. Segundo a PM, a suspeita é que ele foi ferido na troca de tiros no centro e levado pelos comparsas, sendo abandonado no bairro rural após a morte.
A quadrilha abandonou veículos usados no crime e roubou outros de moradores para fugir. Moradores também relataram que encontraram explosivos e munições nas ruas da cidade.
Lojas também ficaram danificadas. A rua Luiz Pereira Barreto, onde mais de dez explosivos foram encontrados, precisou ser interditada.

Impactos
A grande quantidade de explosivos deixados, principalmente nas ruas centrais de Araçatuba, fez com que a cidade praticamente parasse nesta segunda-feira. Várias ruas foram interditadas para evitar a circulação de pessoas, já que os artefatos estão equipados com sensores de proximidade, segundo a polícia.
Em um vídeo feito por uma câmera de segurança é possível ver um dos criminosos espalhando explosivo. No vídeo é possível ver que o artefato emite luzes de raio laser verde.
O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, suspendeu as aulas nas escolas municipais; escolas estaduais também cumpriram a medida. Em nota, a Prefeitura de Araçatuba afirmou que o transporte público iria operar durante todo o dia, mas com alteração nas rotas para evitar o Centro da cidade.
O município também lamentou o ocorrido e se colocou à disposição das famílias das vítimas e de moradores que foram usados como reféns.

Bombas
Policiais do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) da Polícia Militar chegaram, na manhã desta segunda-feira, para desarmar explosivos colocados por criminoso durante um ataque na cidade.
De acordo com informações divulgadas em uma coletiva de imprensa que foi realizada de manhã, na sede da Polícia Federal da cidade, ao todo 40 explosivos foram espalhados por vários locais pelos bandidos.
A maioria dos artefatos está na região central, na área da praça Rui Barbosa, mais conhecida como a Praça do Boi.
O trabalho durou todo o dia para que o desarme dos artefatos fosse feito com segurança.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade