Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/07/2012

Terminal Ferroviário causa preocupação a moradores

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Morador de rua afirmou que fica no Terminal Rodoviário durante à noite, pois não tem para onde ir

DA REPORTAGEM

Moradores próximos ao Terminal Ferroviário de Penápolis estão preocupados com a presença constante de moradores de rua que durante a noite dormem na antiga estação e a usam como depósito de lixo. As dependências do local também estariam sendo utilizadas como ponto de comércio e uso de drogas. Segundo um auxiliar geral de 47 anos, que não quer ser identificado com medo de represálias, durante a noite muitos utilizam o local escuro para realizar o tráfico de drogas. “Já presenciei pessoas nas proximidades da estação com lanternas realizando tráfico, em algumas noites a movimentação é intensa”, comentou. Segundo ele, o local também é frequentado por travestis que acabam fazendo programas na área aberta da estação. “Uma vez eu estava chegando em casa e vi que do local saiu um rapaz, aparentemente de uns 25 anos, e uma adolescente que aparentava ter apenas 15. Quando me viram se assustaram e fugiram, me levando a crer que estariam praticando sexo no local”, contou. A reportagem do DIÁRIO esteve na tarde de sexta-feira, 13, no local e presenciou que nas proximidades havia diversos pontos que continham sacolas de lixo e restos de comida. Em uma das salas abandonadas existem diversos vestígios de que o local estaria sendo habitado por moradores de rua, como chinelos velhos, roupas, restos de comida e de uma fogueira. Preservativos e até cachimbos improvisados para o uso de drogas estão pelo chão do terminal. Durante o período em que a reportagem esteve no local, um morador de rua que estava deitado no chão do local, disse apenas que se escondia no terminal durante a noite, pois não tinha para onde ir.

Espaço Cultural
Segundo matéria já publicada pelo DIÁRIO, o local em breve deverá abrigar a “Estação Penápolis – Espaço de Memória, Cultura e Arte”, projeto elaborado pelo prefeito João Luís. As devidas providências para a transformação já estão sendo tomadas desde janeiro. Uma empresa que comercializava cal no terminal deixou o local em abril para que a prefeitura inicie as obras. A Administração Municipal apresentou à Secretaria do Patrimônio da União os documentos necessários para ter a posse e a gestão da antiga Estação Ferroviária Afonso Penna, símbolo da história e do desenvolvimento de Penápolis e região e que foi inaugurada em 02 de dezembro de 1908. Na matéria, João Luis havia afirmado que já havia reiterado outros pedidos para a posse e gestão do local, tendo como objetivo resgatar o Terminal Ferroviário como parte da história da cidade. Para tanto, o Governo Federal tem facilitado a transferência da Estação e de outros patrimônios da União por meio do Programa Nacional de Destinação do Patrimônio da Extinta Rede Federal para apoio ao Desenvolvimento Local. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade