Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/12/2018

Termina amanhã a campanha “Fique Sabendo” contra o HIV

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia

Desde a última segunda-feira (03) é realizada em Penápolis a Campanha “Fique Sabendo”, cujo objetivo é efetuar exames rápidos e gratuitos para diagnosticar precocemente pessoas portadoras do vírus HIV, causador da Aids. A campanha vai até amanhã, sexta-feira.
Os testes podem ser feitos das 07h às 11h30 e das 15h às 16h30, no Serviço Ambulatorial Especializado que funciona na rua Anchieta nº 540, aos fundos da Clínica de Especialidades. Todas as unidades de saúde do município também oferecem o teste rápido. É só procurar a unidade mais próxima da residência.
O diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento seja iniciado o mais rapidamente possível, para que a sobrevida seja longa. O tratamento é gratuito com os medicamentos específicos.
Neste período serão feitos testes rápidos em pessoas sexualmente ativas, principalmente aquelas que nunca realizaram o teste anti HIV na vida. Outra meta do programa é acessar e sensibilizar pessoas mais expostas ao HIV a fazerem o teste. 
Também é possível realizar exames para o diagnóstico de outras doenças como a sífilis e as hepatites virais. Todos os exames são gratuitos. Caso algum paciente tenha resultado positivo, a rede municipal de saúde oferece tratamento médico gratuito. 
Em Penápolis, a campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde através do SAE – CTA (Serviço Ambulatorial Especializado – Centro de Testagem e Aconselhamento DST/HIV/Aids e Hepatites virais) que atende os pacientes da rede pública de Penápolis e da micro região, portadores do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. 
Segundo o serviço, em 2018 foram registrados novos casos de Aids na cidade, principalmente entre jovens na faixa de 15 a 40 anos. Os casos atuais ocorrem principalmente pela falta do uso de preservativos durante relações sexuais eventuais, ou até em casos em que um parceiro constante é portador do vírus e, por medo ou por vergonha, omite ao parceiro. Isso atinge tanto aos heterossexuais, homossexuais, trans, homens que fazem sexo com homens, enfim, todos são suscetíveis.
Em Penápolis, o Serviço Ambulatorial Especializado oferece acolhimento, aconselhamento, consultas médicas, fornecimento de medicamentos, exames específicos e gerais aos pacientes.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade