Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/08/2010

Terceira Idade: Idosos melhoram qualidade de vida com esportes

Detalhes Notícia

DA REDAÇÃO

Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento. A atividade física melhora a velocidade de andar e o equilíbrio, contribui na manutenção e/ou aumento da densidade óssea, ajuda no controle do diabetes e artrite, entre outros. Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos.

O exercício também contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos: fortalece os músculos das pernas e costas, melhora os reflexos, melhora a sinergia motora das reações posturais, melhora a velocidade de andar, incrementa a flexibilidade, mantém o peso corporal, melhora a mobilidade e diminui o risco de doença cardiovascular. Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante seja o fato que reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação a aposentadoria.  

Olimpíada

Em busca de todos os benefícios que a atividade física proporciona, 450 atletas com mais de 50 anos e representando 11 cidades, estiveram ontem, 7, em Penápolis, participando da Olimpíada Regional da 3ª Idade. O evento teve promoção conjunta da Prefeitura Municipal de Penápolis, Secretaria Municipal de Esportes e Associação Renascer da Terceira Idade. Foram realizadas disputas no atletismo, voleibol, bocha, malha, buraco, dominó, damas, xadrez, truco e natação. Com 81 anos de idade, o senhor Antonio Borim foi um dos participantes da Olimpíada. Residente em Guararapes, Borim participou e conquistou a medalha de ouro nos 600 metros.

"Orgulhoso, o competidor disse que a medalha vai se juntar a outras sete de ouro que ganhou vencendo a prova de 2 mil metros em outras competições. Apesar do bom retrospecto no atletismo, Borim descobriu o esporte apenas há 10 anos quando ingressou na Associação da Terceira Idade de Guararapes. E ele não se arrepende. "É muito bom praticar atividade física. Não fico um dia sequer sem alongar ou fazer caminhada", disse. "Também faço ginástica e uma média de 30 barras por dia", complementou. Borim tem sentido na pele os benefícios dos exercícios que pratica. "Não tenho dor nenhuma, a pressão arterial está regulada, não tomo medicação e tenho muita disposição para fazer tudo o que desejo". Borim lamenta apenas não ter conhecido o esporte antes. "Sempre trabalhei na roça e nunca tive a chance de praticar uma atividade física. Essa oportunidade surgiu apenas depois que me aposentei e espero poder continuar por muitos e muitos anos viajando pelo Estado participando de eventos como este realizado em Penápolis, concluiu. (PH)

Foto: Antonio Borim, 81 anos, diariamente pratica atividades físicas

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade