Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/05/2015

Temporal: Moradores chegam a ficar 16 horas sem energia

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Queda de árvores, como esta na avenida Orestes Soares, na Cidade Jardim, foram registradas em diversos pontos da cidade

DA REPORTAGEM

A forte chuva com rajadas de vento que atingiu Penápolis e cidades da região no domingo (10) – dia das Mães – causou prejuízos para algumas pessoas e assustou muitas outras. A chuva deixou parte da cidade sem energia, moradores do bairro Cidade Jardim enfrentaram mais de 16 horas de apagão. Segundo apurado pela reportagem, a chuva forte começou por volta das 16h00, com fortes rajadas de vento e durou cerca de 20 minutos. Em alguns pontos da cidade, pedras de granizo também caíram ao solo. Somente com o fim da chuva foi possível avistar os estragos ocasionados, a maioria deles de árvores caídas. No centro da cidade um carro foi atingido por uma árvore que não aguentou a força do vento. Na vila Fátima, Jardim Eldorado e Vila Aparecida também houve registro de árvores caídas. Também no centro da cidade, toldos se quebraram com o vento. A estrutura do estacionamento de um supermercado também não aguentou e caiu, atingindo um carro que estava no local, o outdoor também foi ao chão, mas sem causar estragos. 

Energia
Com a queda de árvores e galhos sobre fios de redes elétricas, parte da cidade ficou sem energia no início da noite de domingo, mas em muitos pontos a energia foi sendo restabelecida aos poucos. Segundo a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), por volta da meia noite de segunda-feira (11), 87% dos clientes tiveram o serviço normalizado. O problema maior ficou por parte dos moradores do bairro Cidade Jardim, que permaneceram cerca de 16 horas sem energia. O fornecimento só foi normalizado por volta das 09h00 desta segunda-feira. Por conta disso, muitos moradores reclamaram sobre transtornos que tiveram com alimentos perecíveis. Diversos estabelecimentos comerciais do bairro também tiveram que esperar para abrirem suas portas e alunos de uma escola do bairro retornaram para suas casas pois não havia energia elétrica. A CPFL informou que equipes encontram dificuldades em alguns pontos, devido à queda de árvores de grande porte. Ainda de acordo com a companhia, ate a manhã de ontem pelo menos 1,1 mil clientes estavam sem energia em Penápolis e Avanhandava. O problema afetou o fornecimento de energia elétrica para cerca de 150 mil clientes nas regiões Noroeste e Nordeste do Estado de São Paulo. O pico das ocorrências foi às 21h00 e a distribuidora disponibilizou todas as equipes de campo para restabelecer o serviço. Ela esclareceu que cerca de 2/3 do tempo em que o cliente da CPFL fica sem energia corresponde a interrupções emergenciais, provocadas por fatores externos ao sistema elétrico, como os temporais (com quedas de árvores e de descargas atmosféricas), colisões de veículos contra postes e objetos que atingem a rede – pipas, balões e galhos de árvores, por exemplo. Queimadas e furtos de cabos são outros fatores que podem provocar tais desligamentos. O outro terço corresponde a desligamentos programados, informados previamente aos clientes, e organizados para que a empresa execute obras de melhoria na rede elétrica, tornando-a cada vez mais confiável.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade