Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/01/2019

Tempo em 2018: Penápolis tem menor índice de chuvas em quatro anos

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
Em setembro chuva e vendaval causaram estragos e destruíram hangar no aeroporto de Penápolis

DA REPORTAGEM

A cidade de Penápolis teve em 2018 o menor índice de chuva dos últimos quatro anos. Durante o ano passado choveu apenas 1.147,2 milímetros, sendo este o menor registro desde 2014, quando choveu pouco menos de 974 milímetros. O levantamento foi feito junto ao Índice Pluviométrico medido pelo Departamento de Água e Esgoto de Penápolis. 
Em 2017 o total de chuva na cidade chegou a 1.570,4 milímetros. Segundo o índice, a diminuição da chuva entre janeiro e dezembro de 2018 se deu pelo volume das precipitações e também pelo total de dias em que foram registradas chuvas na cidade. Isso por que dos 365 dias de 2018, apenas 76 tiveram o registro de chuvas. Em 2017 foram 95 dias registrados pelo índice do Daep.
O maior volume de chuvas em 2018 foi no dia 10 de outubro, quando choveu mais de 113 milímetros, causando diversos estragos na cidade. 
Os prejuízos neste dia foram piores porque a cidade vinha de uma sequência de grandes precipitações nos dias 09 e 08, sendo 43 e 39 milímetros respectivamente. Depois desta forte sequência de chuvas a Prefeitura de Penápolis chegou a decretar estado de emergência por 30 dias. 
Com a maior precipitação houve a erosão e danos em galerias pluviais que estavam em obras na rua Antônieta Vilella Ferreira, além do alagamento de ruas próximas à avenida João Antônio de Castilho. Foi este período que foi registrada a interdição da rodovia Assis Chateaubriand (SP 425), por mais de mês, depois que uma tubulação se rompeu e provocou a erosão da pista. Já em 2017, o dia em que houve a maior queda d’água foi em 22 de novembro, com 82,3 milímetros, quando Penápolis teve o registro de grandes prejuízos, como o deslizamento de terra no córrego Maria Chica – em frente à prefeitura – e os estragos causados no novo asfalto da avenida Luis Osório. 
Ainda em relação a 2018, o mês em que houve o maior registro de chuvas foi em novembro, com 261 milímetros. Em junho e julho não houve registro de chuvas em Penápolis.

Vendaval
No dia 18 de setembro os penapolenses se assustaram com uma chuva de 40 milímetros que caiu sobre a cidade em pouco menos de 30 minutos e com fortes rajadas de ventos. Na época, um dos maiores estragos foi registrado no Aeroporto Ramalho Franco. Pelo menos quatro hangares foram atingidos pela força do vento. Dois deles, pertencentes a uma empresa, tiveram apenas pequenos estragos no teto e na porta. Em outro hangar, todo o teto veio abaixo. 
A maior destruição ficou para um hangar pertencente a um grupo de empresários. O espaço foi atingido pelas rajadas de vento, que destruíram completamente o local. Telhas de zinco voaram a quase 200 metros. Um avião que estava no hangar também foi atingido pela queda do teto e paredes, mas não chegou a ser danificado.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade