Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/01/2007

Tecnologia VoIP: O que as empresas precisam saber para contratar um bom serviço

Muito se fala sobre esta nova tecnologia de telecomunicação que vem conquistando cada vez mais adeptos, principalmente as empresas de pequeno, médio e grande porte. O serviço de Voz Sobre IP - ou VoIP, como é conhecido – oferece ligações interurbanas, internacionais e móveis a custos menores do que a telefonia convencional, utilizando uma conexão com a internet para completar as chamadas. Como qualquer outra tecnologia que utiliza a Internet, o VoIP está sendo oferecido em todo o mundo como um serviço qualquer, muitas vezes por empresas que não são especializadas na tecnologia.

A princípio, todos podem usufruir desta maravilha que promete reduzir a conta telefônica a quase zero. No entanto é preciso tomar precauções e obter o máximo de informação possível antes de sair comprando equipamentos e assinando contratos, o que, na maioria das vezes, resulta em um descontentamento por parte do usuário, seja por utilizar um equipamento errado ou por escolher um provedor desqualificado, que oferece planos milagrosos com tarifas pra lá de baratas, além de outras promessas. Abaixo vamos mostrar um pouco mais sobre a tecnologia e como ela deve ser aplicada em residências ou empresas, para que não haja decepção e desperdício de dinheiro.

 

O que é Voz sobre IP?

A tecnologia de Voz sobre IP permite que você faça ligações telefônicas utilizando a Internet. Voz sobre IP converte o sinal de voz de seu telefone em um sinal digital que passa pela Internet e então é novamente convertido em sinais de voz para que você possa conversar com qualquer pessoa pelo telefone regular. As ligações originadas a partir do Voz sobre IP oferecem tarifas reduzidas pois utilizam a estrutura de cabos e servidores da internet espalhados pelo mundo.

 

Como fazer uma ligação utilizando Voz sobre IP?

Depende do serviço, uma das formas é simplesmente tirar o telefone do gancho e discar o número desejado, usando-se um adaptador que o conecta a um provedor de Internet de banda larga. A ligação segue através do seu telefone para um provedor de Voz sobre IP. A ligação vai pela Internet até o telefone discado utilizando a empresa telefônica local para completar a ligação. Outra forma de utilização é comum fone e microfone conectado ao seu computador.

O número é discado utilizando-se o teclado e enviado pelo cabo do modem. É importante lembrar que as ligações realizadas através do telefone comum com adaptador oferecem qualidade muito superior às realizadas pelo computador, usando um softphone (discador).

 

Que tipo de equipamento eu preciso?

É necessária uma conexão de Internet de banda larga. Não adianta querer utilizar voz sobre ip em internet discada ou em uma conexão de baixa velocidade. Para que você tenha qualidade nas ligações, é recomendável ter uma conexão banda larga de, no mínimo, 256kbps. O ideal é adquirir um adaptador, chamado de ATA (Adaptador de Telefonia Analógica), que é um equipamento que converte os sinais digitais da internet para sinais analógicos, usado por aparelhos de telefone comum. Desta forma você pode integrar o VoIP no PABX, oferecendo a tecnologia em qualquer setor da empresa.

 

Se eu tenho o serviço de Voz sobre Internet, para quem posso ligar?

A ligação pode ser feita para um número local, um telefone celular, um telefone de longa distância, ou para um número internacional. A pessoa que recebe a ligação não precisa de nenhum equipamento especial, somente o telefone.

Se a pessoa ou empresa para quem você ligar também utilizar o VoIP (da mesma operadora), as ligações serão gratuitas. Isso é muito interessante para empresas que possuem filiais dentro ou fora da cidade, reduzindo os custos das ligações entre matriz-filia e vice-versa, a zero.

 

Como escolher uma operadora que ofereça qualidade?

Atualmente existem centenas de “operadoras” no Brasil, porém muitas delas não passam de revendedores de serviços internacionais, usando tarifação em Dólar e não oferecendo suporte local. Prefira operadoras que possuem servidores dentro do Brasil, pois oferecem acesso mais rápido e, consequentemente, melhor qualidade de voz.

Uma ligação VoIP utilizando operadoras que possuam servidores fora do Brasil terá uma qualidade de voz inferior e também poderá ter atrasos na conversação, onde cada pessoa fica aguardando a voz “chegar” por cerca de 1 a 2 segundos. Além disso, operadoras que estão no Brasil oferecem tarifação em Reais. Fuja de serviços que prometem o impossível, como ligações “ilimitadas” pagando apenas um pequeno valor fixo mensal. Como todo mundo sabe, ninguém faz milagres. Se você pensa em utilizar o serviço em sua empresa, consulte várias operadoras antes de adotar a tecnologia, analisando suas tarifas, método de tarifação, qualidade nas ligações e principalmente, suporte técnico especializado. Prefira operadoras que são autorizadas e homologadas pela Anatel, pois é necessário ter uma licença de SCM (serviços multimídia) para operar VoIP no Brasil.

 

Em Penápolis, a IPBRAS Internet é agente autorizada há 2 anos de uma das maiores operadoras do Brasil, que é licenciada pela Anatel para atuar como fornecedora da tecnologia e comercializar o VoIP no país. A IPBRAS, além de outros serviços, comercializa o VoIP para empresas de toda a região, oferecendo tarifas reduzidas, equipamentos com nota fiscal e garantia, além prestar todo o serviço de instalação, configuração e suporte técnico pós-venda para as empresas.

Para mais informações sobre este serviço, a empresa pode ligar para 18 3653-5828 e solicitar a visita de um consultor ou acessar http://www.ipbras.com.br/voip .

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade