Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/02/2018

Tecnologia: Penapolense se destaca na Europa com projeto robótico

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Participantes – humanos e robôs, da competição realizada em Lión, na Espanha

DA REPORTAGEM

O penapolense Thadeu Vinícius de Brito, de 26 anos, tem se destacado na Europa com seus trabalhos tecnológicos. Através de um projeto montado na universidade em que estuda, em Portugal, ele criou um braço robótico que evita obstáculos, ou seja, que pode se movimentar sem colidir com outros objetos ou paredes. Seu trabalho ganhou reconhecimento e o jovem foi convidado para integrar um grupo de desenvolvimento tecnológico na Espanha. Eles chegaram a participar de uma competição naquele país com os melhores robôs autônomos de serviço.
A competição foi realizada no fim de janeiro na cidade de León, na Espanha. Dividida em categorias, ela faz parte da Liga Europeia de Robótica e foi disputada com o objetivo de mostrar robôs capazes de realizarem atividades de serviço dentro de um apartamento, como sua mobilidade no espaço, reconhecimento de objetos e comando de voz. 
“São robôs capazes de realizar algumas atividades sem a interferência humana, sem alguém o controlar através de um joystick, por exemplo. Nesta competição o robô tem que andar por um espaço igual a um apartamento e realizar atividades de forma perfeita. Fomos muito bem, ganhamos algumas categorias e conseguimos bons resultados em outras, o que nos deixou muito contentes”, destacou o penapolense. Acima da competição e seus resultados, Thadeu já é destaque pelo trabalho que vem desenvolvendo e sendo reconhecido por seus resultados.
Ele começou seu envolvimento com a tecnologia quando entrou na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde começou a cursar engenharia eletrônica. Em 2016, ele participou de um processo seletivo da universidade e foi convidado a participar do Programa de Dupla Diplomação promovido em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. “Foi neste Instituto que comecei a desenvolver a tese de meu Mestrado em Engenharia Industrial. Como aqui eles trabalham muito a ideia do teórico como prático, foi à oportunidade que vi para criar meu projeto, a de um braço robótico que evita obstáculos”, explicou. 
A ideia é muito parecida com aquela de grandes braços industriais que realizam movimentos repetitivos e programados. “Entretanto, meu projeto é para que este braço possa se movimentar sem a interferência humana e em diferentes ambientes, tendo a capacidade de reconhecer obstáculos como paredes e objetos e assim evitar colisão”, destacou. 

Reconhecimento
Com o bom desenvolvimento de seu projeto, Thadeu foi convidado para fazer um programa de estágio na Espanha. Ele explicou que o grupo com o qual trabalha desenvolve robôs de serviço. São aqueles robôs capazes de desenvolverem diversas atividades e que possuem autonomia para isso. 
“Com o projeto que eles vinham desenvolvendo necessitavam de braços para melhorar ainda mais esta autonomia. Quando souberam de meu projeto me convidaram para integrar a equipe na Espanha na forma de estágio ao meu curso”, disse. “A ideia é aprender mais sobre robótica e desenvolver meus projetos da melhor forma. O grupo está bastante avançado nos estudos sobre robôs de serviço nosso plano neste momento é desenvolver um mecanismo que permita que ele reconheça a distância em que ele está de determinados objetos”, destacou. 
Para Thadeu, apesar dos avanços tecnológicos que o mundo vem tendo nos últimos anos, ainda há muito para se desenvolver. “Ainda há muitos processos a serem estudados, apesar do desenvolvimento obtido até aqui. Ao mesmo tempo, muitas preocupações existem por parte das pessoas quanto à máquina substituir o homem, mas não vejo desta forma. Entendo que os robôs vão trabalhar em conjunto, proporcionando facilidades e comodidades”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade