Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/09/2010

TECNOLOGIA: Difusora começa transmissão com nova antena

DA REPORTAGEM

A Rádio Difusora (AM 820 Mhz) iniciará a transmissão de sua programação através de sua nova antena localizada no Jardim do Lago, em Penápolis. A estrutura tem 72 metros de altura e o sinal transmitido será feito em monopólo, um sistema que permite melhoras no sinal de transmissão e áudio. A rádio poderá ser ouvida, com qualidade, em uma distância de até 50 quilômetros.  Conforme informou o técnico em telecomunicações, César Alberto Benfatti, 47 anos, com a instalação da nova antena, será possível realizar transmissões com qualidade digital. “Estamos colocando um transmissor digital e adequando a antena para isso, facilitando à emissora caso venha fazer transmissões nesta modalidade futuramente”, explicou. Ele disse que além da possibilidade da transmissão digital, a estrutura passou por outras mudanças, melhorando a qualidade do sinal, que antes saia da rádio até a torre por cabos de telefone, fazendo com que o áudio perdesse sua qualidade. “Agora a transmissão é feita por ondas através de uma antena instalada na rádio e outra na torre, fazendo com que o sinal seja direto e de melhor qualidade”, ressaltou. Por volta das 09h00 de ontem, o sinal da emissora foi interrompido para que os técnicos pudessem realizar ajustes, e até o fechamento desta edição não havia sido restabelecido. Outros ajustes devem ser feitos na próxima semana, mas a qualidade de áudio não deve sofrer alterações. No período em que a torre estava instalada no antigo local, o sinal da rádio era transmitido através de uma antena dipólo, que tem transmissão em baixa freqüência e no sentido horizontal. O comum para transmissão é em torres verticais.

Histórico
A antena estava instalada em terreno de aproximadamente 28 mil metros quadrados que foi doado para construção da nova escola do Sesi (Serviço Social da Indústria). A área fica na esquina da rua João Fattori com a avenida Antonio Rodrigues Boucinha, no Parque Industrial. Com a retirada e reinstalação da antena, a nova escola deverá funcionar em 2012. A Prefeitura ainda indenizou a emissora em R$ 89.338,35 e cedeu o espaço localizado no Jardim do Lago. Na nova área que foi toda cercada, foi construído pela Prefeitura, um abrigo para o retransmissor da emissora. As alterações foram realizadas através do projeto de lei 019/10, aprovado pela Câmara de Vereadores, cujo prazo para utilização pela emissora é de 40 anos, sem prorrogação. (Rafael Machi)

Foto: Nova antena tem 72 metros de altura e capacidade para transmissões digitais

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade