Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/03/2011

Tecnologia ajuda na prevenção do câncer de mama

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Do lado de fora a fila para realizar o exame mostra a consciência das mulheres quanto a prevenção da doença

DA REPORTAGEM

 

Desde o mês de dezembro as mulheres penapolenses com idade entre 40 e 69 anos estão sendo beneficiadas pelos exames gratuitos de câncer de mama. Um trabalho como este é novidade no município, já que é feito em uma carreta equipada com modernos aparelhos e que visa realizar o atendimento em mulheres de todos os bairros da cidade. Segundo a enfermeira responsável pelo projeto, Janaína Ferreira de Faria, o objetivo é realizar exames em mais de 9,6 mil mulheres que tenham a idade correspondente ao período.

"Sabemos que é uma meta difícil, por isso estamos trabalhando forte no sentido de divulgar e conscientizar sobre a importância do exame", comentou. Por dia, são realizados 100 exames na carreta do Hospital do Câncer de Barretos, que está percorrendo a cidade. Até o fim do mês de fevereiro já haviam realizados cerca de 2.664, número que a enfermeira considera bom. "Estamos tendo um retorno muito positivo das mulheres aqui na cidade, elas realmente estão interessadas em se prevenir e por isso estão nos procurando, acreditamos que até o fim de nossa permanência atingiremos um número significante em Penápolis", ressaltou. Ela informou que cerca de 180 mulheres precisaram realizar exames complementares na cidade de Jales, pois havia dúvidas do corpo de profissionais que estão na cidade, mas não são casos confirmados. "Quando o exame aponta algo que não identificamos ou que necessita de exames mais complexos, encaminhamos as pessoas para Jales, onde há uma unidade ligada ao Hospital de Câncer de Barretos, assim podemos garantir um atendimento de melhor qualidade e maior confiabilidade", diz.

Para a realização dos exames no município os agentes das Unidades Básicas de Saúde percorreram as residências de seus setores realizando o cadastramento das mulheres para agendar a data e hora para o exame, a intenção é facilitar e agilizar o atendimento. "Contamos com um apoio muito grande dos funcionários da saúde em Penapolis, é com a ajuda deles que estamos atingindo o grande número de mulheres", ressaltou Janaína. Mulheres que se dizem muito felizes com a oportunidade que estão tendo com esta prevenção. Tereza Martins Simon Cordeiro, 61 anos, é uma delas; ela já realizava o exame com periodicidade e está feliz por ter a oportunidade de ter esta comodidade da carreta. "Facilitou muito, desta vez posso fazer o exame perto da minha casa e não preciso me deslocar para Araçatuba", comentou. "É muito importante este exame, é com um gesto simples que podemos evitar problemas maiores no futuro", disse.

 

Carreta

O projeto, idealizado pelo Hospital do Câncer de Barretos, existe desde 2003 e conta com várias carretas que percorrem várias cidades do país realizando os exames de prevenção. É a primeira vez que o "consultório itinerante" vem para a região de Araçatuba.

Com o esforço do vereador Hugo Tadeu Montanari Crepaldi, Penápolis foi escolhida como a primeira cidade a receber os equipamentos no período em que os exames devem ser feitos nos 70 municípios do noroeste paulista. E os benefícios não param por aí; além de ser a primeira cidade da região a receber a carreta, Penápolis ainda "inaugurou" a primeira com dois mamógrafos digitais no país. "As outras corretas que realizam os exames possuem apenas um mamógrafo, sendo alguns aparelhos feitos com as ‘chapas’; esta além de possuir toda a tecnologia disponível, ainda leva dois equipamentos digitais, tudo para beneficiar ainda mais a população", comentou Janaína. Um aparelho de mamografia digital no país, hoje custa cerca de R$ 700 mil. Ele permite um resultado mais rápido e preciso, facilitando o diagnóstico médico. Além da moderna aparelhagem, a carreta instalada na cidade conta com o atendimento de seis técnicas em radiologia e uma enfermeira; além do motorista, responsável pelo transporte seguro dos aparelhos que podem salvar vidas.

 

Câncer de mama

A doença, na maioria das vezes, apresenta-se como um nódulo (caroço) que leva, em média, de oito a dez anos para atingir um centímetro de diâmetro. É o tipo de câncer mais freqüente nas mulheres brasileiras e quando ocorre um desenvolvimento anormal das células mamárias, elas multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno. Para se prevenir é importante com que toda mulher com mais de 25 anos procure a Unidade Básica de Saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente; em mulheres entre 40 e 49 anos deve ser feito a mamografia anualmente e as que tenham entre 50 a 69 anos o exame deve ser feito a cada dois anos. Também é possível realizar o autoexame das mamas, que pode ser feito pela própria mulher, esta técnica deve ser feita uma vez por mês, uma semana após terminar o período menstrual.

A técnica deve ser feita em frente o espelho, no banho ou deitada. Deve-se observar o tamanho, forma e cor da pele. Se a pele está enrugada, se há elevação ou depressão da mama ou se há alguma modificação do mamilo. O exame é simples, basta colocar a mão atrás da cabeça e com a outra mão apalpar suavemente cada região da mama em movimentos circulares passando por toda a mama e também por baixo do braço verificando se há alguma alteração. Realizando a prevenção de forma correta, além dos exames de mamografia, o risco de se observar a doença em estágio mais avançado diminui, facilitando o tratamento e fazendo com que a mulher tenha uma vida ainda mais saudável. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade